Eleições 2022
Número de mesários voluntários no primeiro turno ultrapassou 50% em Bagé
por Melissa Louçan
Uma situação atípica desta eleição foi o grande número de mesários voluntários - não apenas em Bagé, mas em todo o país, onde o número de voluntários cresceu 93% desde 2018. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados neste ano - 48% deles se voluntariaram para atuar no dia das eleições.
Em Bagé, o número é ainda superior: conforme informado pelo chefe do 7º Cartório Eleitoral, Renato da Silva Ribeiro, mais de 51% dos mesários que atuaram neste primeiro turno são voluntários.
Faz parte desta estatística a aposentada Vera Maria Costa Diogo. Veterana das seções eleitorais, este é o quarto pleito de que participa de forma voluntária. “Nos últimos anos, o único em que não pude participar foi em 2020, por causa da Covid”, relata.
Para ela, atuar no processo democrátivo vai além do dever cívico. “Eu acho lindo, adoro poder participar. É uma forma de interagir com as pessoas, de poder ajudar, de alguma forma. Enquanto puder, serei mesária voluntária sempre”, relata ela, que neste pleito atuou como presidente de mesa da seção 168, da escola Carlos Kluwe.
De acordo com o perfil dos mesários que trabalharam nas eleições de 2022, segundo o TSE, é composto por uma maioria de solteiros, com ensino superior completo, entre 35 e 39 anos e mulher.