Eleições 2022
Lelinho faz votação expressiva e fica na suplência à Câmara dos Deputados
Vereador disputou vaga para o Congresso Nacional
por Melissa Louçan
Disputando, pela primeira vez, o cargo de deputado federal, o vereador Lélio Lopes (Lelinho), do PT, obteve cerca de 23% dos votos para o cargo em Bagé, obtendo 13.842 votos - em cenário estadual, alcançou 17.098 mil. A votação não significou eleição direta para o cargo, mas possibilitou que o parlamentar bajeense chegasse à suplência - ele é o quarto candidato petista na suplência.
Mesmo não sendo o suficiente para garantir a cadeira em Brasília, o petista tem se projetado com expressivas votações nos últimos pleitos. Na corrida eleitoral de 2020, foi o segundo vereador mais votado na cidade, com 2.130 votos, com aumento de 73% em relação à candidatura anterior.
Lelinho tem 36 anos e atua como vereador, em Bagé, desde 2013. Esta é a sexta eleição da qual participa, tendo disputado, também, o cargo de deputado estadual em 2014.
O edil avaliou sua primeira mobilização em busca de uma vaga na Câmara dos Deputados. “Foi uma campanha tranquila, justa, limpa, transparente, com pouco recurso, mas de muita intensidade de trabalho e foco. Sou um político ficha limpa, alguém que tem boa conduta, bom histórico. Cada vez que estou na rua, a aceitação aumenta cada vez mais. Tenho certeza que essa eleição mostrou muito de tudo aquilo que vinha defendendo ao longo do meu mandato: alguém que faz política consciente, fiscalizadora, moderna e com muita visão de uma sociedade melhor”, destacou.