Eleições 2022
Votação não terá obrigatoriedade de máscaras
por Melissa Louçan
Diferente da última eleição, o pleito deste domingo, dia 2, acontece em um período de recente estabilização do número de casos de Covid-19. Enquanto em 2020 os bajeenses foram às urnas munidos de máscaras, álcool em gel e cuidados com aglomeração, a eleição deste ano deve ser mais flexível em relação aos protocolos.
Ainda assim, as pessoas que atuarão na linha de frente da eleição terão acesso a itens de proteção individual. Tanto o 142ª Zona Eleitoral quanto a 7ª Zona, organizaram kits com máscaras e itens de higiene das mãos e superfícies, que serão entregues aos mesários em todas as seções eleitorais. O uso não é obrigatório, mas é recomendado pelos órgãos de saúde, em função da grande circulação de pessoas no dia. A recomendação também vale para os eleitores, que já não contam com obrigatoriedade do uso da máscara desde março deste ano.
A Vigilância em Saúde de Bagé informou, ao JM, que não há previsão de fiscalização no dia. Vale lembrar que, em 2020, o pleito ocorreu em um momento do auge da pandemia, o que exigiu cuidados constantes das equipes de fiscalização sanitária.