Eleições 2022
Frota de ônibus deve ser reforçada para domingo de eleições
por Yuri Cougo Dias
De uma forma ou de outra, toda a população acaba sendo mobilizada num domingo de eleição. Seja a pé, de carro ou transporte coletivo, trata-se de um dia em que o fluxo das ruas se torna mais intenso, desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde. E, no caso de alguns, para quem é engajado na política-partidária, a noite passa a ser dedicada para comemoração da vitória. Em razão de toda essa movimentação considera como atípica, em relação aos outros domingos do ano, a mobilização dos setores público e privado se torna maior, de modo que possa atender às necessidades dos cidadãos.
O principal serviço é o transporte coletivo. Conforme repassado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), os horários de ônibus seguirão com os horários já normalmente estabelecidos para domingo. O que muda, para esse dia de eleição, é a frota dos veículos, que promete ser reforçada pelas empresários que são responsáveis pelo transporte. A medida abrangerá bairros específicos da cidade que possuem uma maior circulação de moradores, de modo que tenham maior praticidade para ir e voltar ao exercer o direito do voto.
Sobre os supermercados e demais estabelecimentos comerciais do ramo, o domingo dessa eleição seguirá o padrão normal, que já costuma ser acordado com o Sindigêneros, sindicato que representa o setor. Ou seja, o funcionamento será normal, sem restrição de horário. Por conta disso, as administrações dos supermercados que determinam seus próprios horários. O mesmo acontece com o comércio varejista. Conforme o Sindilojas, os únicos dias que não podem ser abertos são 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.