Editorial
Democracia, aqui.
por Felipe Valduga
É chegada a hora do Brasil definir, mais uma vez, que rumo tomará para o seu futuro. E isso vale para todos que querem participar e exercer seu direito à escolha. A democracia obtida após muitas lutas é, de fato, representada em momentos como o que teremos neste próximo domingo.
E independente de bandeiras partidárias, ideologias ou ideais dos brasileiros, gaúchos, bajeenses ou demais moradores da região, é fundamental que o processo eleitoral instituído para este pleito seja respeitado, indiferente do resultado que as urnas apresentarem.
Essa análise, apesar de recorrente, é necessária em um momento em que a polarização passa a ser percebida em muitos dos âmbitos sociais, em casos até de maneira extremada. Assim como os responsáveis por tecerem nossa Constituição, fruto de uma batalha com inúmeras perdas que poderiam ter sido evitadas, defender a democracia é base para qualquer sociedade que almeja um futuro promissor. Caso contrário, é apenas revolta sem causa.
Nosso País - Estado ou mesmo Município - conta com condições suficientes para rumar para um futuro promissor. Varia de um comando para outro, claro. Mas por mais que, às vezes, uma disputa pareça caminhar pela tênue linha de um conflito - como vimos, infelizmente, em alguns dos debates -, isso é momentâneo. Poderá, sim, ser recordado mais adiante, mas pouco importará. O que valerá, sempre, é que a democracia garante vontade soberana ao povo na escolha dos seus representantes. A partir desta decisão, o que importa é o sucesso do escolhido ou escolhida, já que reflete em toda a Nação.
O período de campanha eleitoral, seja considerado curto ou longo, terminou. Quem quis falou, ou tentou. Quem não propôs, ou melhor se apresentou, que aguarde. Agora é a vez das urnas apontarem seus resultados - sejam definitivos, ou parciais; caso de segundo turno. Que, no domingo, possamos ver eleitores e elegíveis exercendo seus papéis de maneira exemplar. A democracia precisa deste crédito. Ela merece defesa sem titubeios. Vale para todos.
Uma boa eleição!