Eleições 2022
Eleições mobilizam mais de 1,3 mil candidatos no Rio Grande do Sul
por Redação JM
Um total de 1.392 candidaturas, incluindo 11 ao Palácio Piratini, foram registradas para concorrem às eleições gerais deste ano, pelo Rio Grande do Sul. Trinta partidos apresentaram candidaturas, com destaque para o União Brasil, com 89 postulantes, e para o Republicanos, com 87. Três federações também disputam o pleito deste ano.
A formação de federações é uma novidade das eleições de 2022. Substituindo as coligações partidárias, que foram abolidas em eleições proporcionais a partir do pleito municipal de 2020, as federações reúnem PT/PV/PCdoB; Cidadania/PSDB; e Rede/PSOL. No Rio Grande do Sul, a federação PT/PV/PCdoB tem 90 candidatos, enquanto a federação Cidadania/PSDB tem 89 e a federação Rede/PSOL tem 74.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza o registro de 11 candidaturas ao governo do Estado, nove ao Senado, 531 para a Câmara dos Deputados e 805 para a Assembleia Legislativa. Considerando que o Rio Grande do Sul tem 31 cadeiras na Câmara dos Deputados, a proporção de candidatura por vaga é de 17,19. Já a proporção, na corrida por cadeiras do parlamento gaúcho, é de 14,65 candidaturas por vaga.