MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Candiota e Hulha Negra - 30 anos

MAC: a estrada que conecta os bairros

Em 24/03/2022 às 09:29h

por Redação JM

MAC: a estrada que conecta os bairros | Candiota e Hulha Negra - 30 anos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrada é principal via da Capital do Carvão | Foto: Yuri Cougo Dias

Após quase 30 anos, a rodovia Miguel Arlindo Câmara, a denominada MAC, em Candiota, deve passar pela primeira intervenção total em todo seu trecho de 14,6 quilômetros desde sua construção. A obra foi contemplada através do Programa Estadual Avançar e a Prefeitura lançou, nesta semana, a licitação para contratar a empresa responsável pela obra. O convênio foi assinado em janeiro, entre a Prefeitura e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

 A MAC liga a BR-293 à Usina Termelétrica (UTE) Presidente Médici, administrada pela CGT Eletrobras. A rodovia foi construída em 1973, pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Após a emancipação do município (em 1992) e a transferência da termelétrica para a Eletrobras, a administração da rodovia ficou indefinida até, recentemente, o município assumir a responsabilidade pelo trecho. A proposta revitalização total visa à melhoria da infraestrutura da principal via de acesso à cidade, interligando de forma direta a BR-293 os seis núcleos urbanos e a zona rural do município. O projeto contempla a aplicação de capeamento asfáltico sobre pavimento existente, sinalização horizontal e vertical e acostamento com um investimento total de R$ 11,7 milhões, sendo R$ 9,9 milhões em recursos do Estado.

A estrada também é a principal via de escoamento da produção agrícola, a indústria cimenteira e ligação com polo de geração de energia estabelecido em Candiota, que conta com duas usinas termelétricas e duas mineradoras, além receber o tráfego do Aterro Sanitário que atende várias cidades e regiões do Estado e do setor de silvicultura.

Com a melhoria, o município pretende fomentar a agroindústria no atendimento de demandas de amplo efeito sócio-econômico para o desenvolvimento do setor agropecuário e turístico, melhorando as condições e reduzindo os gargalos nos corredores de transportes, previamente estabelecidos e priorizados dentro do modelo de infraestrutura.

A intenção é que o asfaltamento melhore a trafegabilidade, favorecendo, desta forma, o escoamento da produção, além de dar condições para aumento da produção tanto a rural, industrial, cimenteira e do polo de geração de energia, potencializando ações de geração de renda para os mais diversos atores da comunidade. Também irá favorecer o transporte para a Educação, Turismo e a Saúde.

Reivindicações

O presidente do Sindicato dos Mineiros, Hermelindo Ferreira, salienta que a entidade participou de várias mobilizações, em 2013, após acidentes graves e fatais que aconteceram na via. Ele explica que o movimento foi realizado entre várias entidades e foram articuladas paralisações na MAC, inclusive fechando o trânsito na estrada. Na ocasião, as primeiras reivindicações resultaram na implementação de quebra molas nas entradas dos bairros João Emílio e em Dario Lassance, para reduzir riscos. “Após, não houve mais registros de acidentes graves na via”, comenta.

Para Ferreira, todas as intervenções de melhoria na Miguel Arlindo Câmara são muito importantes e considera que a melhoria projetada, por parte do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura,  é fundamental. O sindicalista salienta que a MAC é uma estrada importante para a  região. No local, transitam principalmente veículos de grande porte, que conduzem trabalhadores, veículos de carga que vão para as duas usinas e também as minerações na região. “É preciso contabilizar. Há um fluxo muito intenso de veículos de grande porte e este movimento de melhoria na MAC vem em muito boa hora”, relata.

Esperança
O mineiro Jorge Luís Castro Martins, de 43 anos, transita na MAC desde o ano 2000. Ele trabalhou por sete anos na Entel Construtora e Transporte e, há 15 anos, está na Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Martins conta que, ao longo do tempo, a estrada foi se degradando e ninguém assumia a via. “Era um jogo de força se era do Estado ou Federal, e o município não tinha como manter", recorda.

O trabalhador relata que, durante todos esses anos, mudou muito o tamanho dos caminhões e a forma de transporte, por haver uma fábrica de cimento com muita carga. E, inclusive, houve a implantação de mais uma termelétrica e o aumento na silvicultura. “Quando começaram a transportar madeira, a estrada piorou bastante. Foram fazendo serviços paliativos mas, agora, vai sair uma nova estrada. É um sonho”, garante.

Martins lembra que, ao longo dos anos, houve muitos acidentes no local, uns fatais, devido à falta de sinalização e buracos e outros menos graves. Agora, com essa possibilidade de revitalização, ele acredita que vá melhorar muito, em especial para dar mais segurança aos inúmeros trabalhadores que por nela transitam diariamente. “Estamos com esperança de que a obra saia. Tem muitas pessoas envolvidas para que a melhoria seja feita”, reconhece.

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br