MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Candiota e Hulha Negra - 30 anos

Bloco Coisinha do Pai e a tradição do carnaval de rua em Hulha Negra

Em 24/03/2022 às 07:12h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Bloco Coisinha do Pai e a tradição do carnaval de rua em Hulha Negra | Candiota e Hulha Negra - 30 anos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foliões desfilam na avenida Presidente Vargas - Foto: Joanes Araújo/Especial JM

Desde 1971, a folia toma conta da avenida Presidente Vargas, quando chega ao Carnaval. Numa paixão e entretenimento que são transmitidos entre gerações, o bloco Coisinha do Pai fez com que o município de Hulha Negra se tornasse tradicional quando se trata de botar o povo na rua e sair ao ritmo de samba-enredo, convidados a todos para desfilarem na avenida. Dentro das comemorações de 30 anos de emancipação, não há como destacar o Coisinha do Pai como um patrimônio imaterial do cidadão hulhanegrense.

O surgimento

Um dos idealizador e atuais responsáveis pelo bloco, o vice-prefeito Igor Canto é um entusiasta do carnaval. Mesmo tendo morado 32 anos fora de Hulha Negra, desses, em 30 deles veio à cidade para cair na folia e honrar uma tradição que iniciou em 1971, sob a responsabilidade de João Djalma Nunes, o Micuim. Porém, na época, surgiu com o nome de “Paga que eu bebo”. Já a nomenclatura atual veio em 1979. “Pegávamos couro de cabrito e fazíamos os instrumentos (surdos, baquetas) e cortávamos no mato. Isso se perpetuou por muitos anos. Recentemente que passams a comprar instrumentos novos. Levo sempre o Djalma e o coloco na avenida. Se torna uma atração para a gurizada”, salienta.

Em 1979, Canto relembra que muitas pessoas foram embora de Hulha Negra, em razão da falta de emprego. Quando chegava o Carnaval, o silêncio da noite se rompia em Hulha Negra. “Quando tocava um tambor, todo mundo saía para a rua e o pessoal ia dando bebida pra todo mundo”, explicando o motivo para o primeiro nome do bloco. Até que, inspirados numa composição de Jorge Aragão, eternizada por Beth Carvalho, surgiu o nome Coisinha do Pai. “Na época, eu não sabia muitas músicas e letra. O pessoal pedia ‘O coisinha tão bonitinha do pai”. E aí ficou o nome”, relata.

O desfile se tornou tradicional até que, em meados dos anos 1990, começaram a surgir os próprios sambas-enredos do Coisinha do Pai. A ideia, segundo Canto, partiu de Roberto Costa, que era um ferroviário e autor do hino de Hulha Negra, junto de Jairo Alves, jogador de futebol. “O Roberto acabou indo embora para Pelotas, o Jairo para o Bagé e eu assumi. Teve um ano que não se fez samba-enredo que o próprio Djalma foi para casa e fez um. Passei 32 anos fora de Hulha Negra e, desses, em 30 eu vim para o Carnaval de Hulha Negra. Cantava eu e o Jefferson Alves, que também foi jogador de futebol. Com o tempo, foi aumentando e, hoje conta com quatro vocalistas, que tem o trabalho de cantar, na avenida, por 800 metros de ida e 800 metros de volta”, enfatiza.

Sonho de um carnaval regional

Recentemente, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão em homenagem a Djalma Nunes, sob a proponência do vereador Diego Rodrigues. De improviso, Canto pegou um cavaquinho e fez o Legislativo cair num samba-enredo. Entusiasmado com o gesto, foi alimentada a esperança de que, após a pandemia, os foliões desçam novamente.

Inclusive, Canto tem uma ideia: unir os municípios que pertencem ao Cideja e promover um carnaval integrado, como uma grande festa que marque a tradição de Hulha Negra pela folia.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br