Cidade
Idoso que viralizou na Internet com vídeo de salto na piscina revela segredos da longevidade
por Jaqueline Muza
O escrivão e produtor rural Artur Dutra Barreto deu o que falar no final de semana. Aos 97 anos, ele protagonizou um salto de costas, com uma pirueta, na piscina do Clube Caixeiral de Bagé e conseguiu chamar a atenção dos banhistas. O vídeo com a acrobacia viralizou na Internet. Em entrevista ao Jornal Minuano, seu Artur revela que é um exímio nadador desde a infância.
Nascido em Caçapava do Sul, veio morar no Distrito de Palmas, em Bagé, com os pais, aos 4 anos, e teve o rio Camaquã como um dos parceiros de infância. O idoso conta que o pai e o avô também eram bons nadadores e realizaram muitos salvamentos. Contador de histórias e com uma memória invejável, Barreto lembra de detalhes da infância e de como conheceu a esposa, Afra Barreto, que morreu há cinco meses, com 94 anos, após um casamento de 74 anos, cinco filhos, 12 netos e 13 bisnetos.
Com tanta história pra contar, uma das filhas, Elbia Barreto Marques, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, aposentada, escreveu um livro sobre as proezas do pai. A obra está pronta, já em revisão para ser lançada. Com o título "Histórias de meu pai", Elbia reuniu fotos e arquivos para a publicação.
Barreto afirma que a vida saudável e o trabalho são os segredos da longevidade. Ele vive com um sobrinho, em Palmas, na zona rural de Bagé, e é responsável pela produção de mel. Adepto à própolis e a homeopatia, afirma que dorme cedo e acorda cedo desde sempre. "Não gosto de conservantes e não como muito, mas a carne de porco é a minha preferida", confessa.
Como escrivão, seu Artur trabalhou com grande parte da zona rural escriturando certidões de nascimento, compra e venda de campos. Ele se aposentou do trabalho em Aceguá, há mais de 30 anos, mas atendeu toda a zona rural de Bagé, Candiota, Hulha Negra. Há pouco tempo teve uma enfermidade, que, segundo ele, 'deixou as pernas fracas', e precisou de fisioterapia. Após melhorar, pediu para a fisioterapeuta alguns exercícios e segue fazendo até hoje. "Faço cerca de 400 exercícios por dia" destaca.
Um dos hobbies de seu Artur é jogar bocha e 'pulso'. "Meus netos jogam pulso comigo e sempre perdem. Estou com as pernas fracas, mas os braços continuam fortes", brinca. O idoso comenta que o pai não tinha estudo, mas gastou o que podia para que ele pudesse estudar. À época, contratou um professor particular para o ensino e ele aprendeu muito em três anos. "Cheguei a ser subprefeito de Palmas", comenta.