Cidade
Caminho da Luz de Bagé receberá sistema fotovoltaico do Rotary Internacional
por Redação JM
O Caminho da Luz, em Bagé, implementará um sistema de energia fotovoltaica, que será oficialmente entregue pela governadora do Distrito 4780 do Rotary Internacional, Patrícia Parreira, no próximo dia 28 de novembro. Ela será acompanhada pela governadora assistente do Distrito, Mauren Piegas, e membros do Rotary Club de Bagé Rainha da Fronteira. O evento acontecerá no salão de atos da instituição, a partir das 16h.
O projeto de energia solar, de acordo com o Caminho da Luz, visa a sustentabilidade e a economia de energia. O empreendimento teve um custo total de R$ 88.975,00, além de um investimento adicional de R$ 27.362,90 na compra de uma bomba de aquecimento para a piscina térmica. A mobilização para a realização do projeto contou com o apoio de rotarianos, como Walter e Camila Vaz, que buscaram recursos junto a empresas como o Supermercado Peruzzo e instituições como a Unicred e Unimed. O financiamento também foi viabilizado por meio de destinação de recursos do Imposto de Renda e com o apoio do leilão promovido em benefício da APAE e do Caminho da Luz.
"Recebemos uma parceria fundamental do Rotary Club Rainha da Fronteira, que, além de contribuir com recursos, mobilizou outros rotarianos para que o nosso sistema fotovoltaico fosse completo", afirmou o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos.
O sistema de energia solar foi desenvolvido em parceria com o curso de Energias Renováveis da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e está sendo instalado pela empresa PVI. No entanto, o sistema ainda necessita de ajustes finais, pois a CEEE Equatorial solicitou uma pequena alteração na parte elétrica do projeto. Mesmo com esse ajuste, a previsão é de que a liberação ocorra em breve, permitindo a economia de energia e o retorno do funcionamento da piscina térmica.
"Estamos ansiosos para a operação do sistema, que não só proporcionará uma economia significativa, mas também permitirá o atendimento aos preceitos de sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU", concluiu Maruri.