MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

BA-GUA | 100 ANOS

Os primórdios do futebol bajeense

Em 31/07/2021 às 08:22h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Os primórdios do futebol bajeense | BA-GUA | 100 ANOS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sport Clube Bagé foi a primeira equipe - Foto: Acervo Museu Dom Diogo de Souza

Pela influência do Rio da Prata, o Rio Grande do Sul foi um dos primeiros centros do país a desenvolver a prática do futebol, fora do eixo Rio-São Paulo. E justamente por esse intercâmbio com Uruguai e Argentina, adquiriu um estilo próprio, chegando ao conceito da identidade fronteiriça, tão pontuado neste caderno especial. Dentro desse contexto estava a Rainha da Fronteira, que respira futebol desde 1906.

Sport Club Bagé

Conforme acervo do jornalista Mário Lopes, o Sport Clube Rio Grande (o mais antigo do Brasil em atividade) veio a Bagé para fazer uma exibição, sediada no atual parque da Associação e Sindicato Rural, no dia 7 de setembro de 1906. Empolgados com a apresentação, jovens bajeenses criaram, no dia 16 de setembro do mesmo ano, o Sport Clube Bagé, com as cores azul e branca. O primeiro jogo ocorreu no dia 27 de maio de 1907, com o também recém-fundado Guarany de Futebol Clube, e terminou empatado em 1 a 1. A equipe manteve-se ativa até 1914, quando alguns dos fundadores abandonaram o esporte e outros mudaram-se para o Guarany.

Rio Branco

A partir de 1910, a cidade passou a contar com outro clube: o Rio Branco, vestindo as cores amarelo e verde. A equipe existiu até 1920, quando fundiu-se com o 14 de Julho para criação do Grêmio Esportivo Bagé. Entretanto, deixou sua marca, principalmente por dois feitos. Em 1912, protagonizou a primeira partida de um clube bajeense contra uma equipe de outro estado: a seleção paulista (não há fontes do placar do encontro). E, no mesmo ano, também empatou com a seleção carioca, em 1 a 1, com gol marcado por Turíbio Alcalde (pai de Luís Carlos Osório Alcalde, recordista de mandatos como presidente do Bagé).

14 de Julho

Com a cor preta, em 15 de junho de 1913, surge o 14 de Julho. Entretanto, em agosto de 1920, com dificuldades financeiras, fundiu-se com o Rio Branco, que estava com problemas para obter atletas suficientes. Assim, nasceu o jalde-negro, com o amarelo do Rio Branco e o preto do 14 de Julho. E, em 1921, iniciava a predominância da dupla Ba-Gua e a construção de uma das mais marcantes rivalidades gaúchas.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br