MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

BA-GUA | 100 ANOS

Como surgiu o termo Ba-Gua?

Em 31/07/2021 às 08:33h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Como surgiu o termo Ba-Gua? | BA-GUA | 100 ANOS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mário Nogueira Lopes foi o responsável por criar a expressão - Foto: Reprodução /JM

Que o nome do clássico carrega as sílabas iniciais de Bagé e Guarany é algo que está bem explícito. Mas como surgiu o termo e quem foi o responsável pelo batismo dessa rivalidade centenária? O crédito é do saudoso jornalista e pesquisador bajeense, Mário Nogueira Lopes (in memorian).

A data não é precisa, entretanto, o termo Ba-Gua passou a ser utilizado por Lopes na década de 1940, quando o clássico ganhou repercussão maior a nível estadual. Mas se engana quem pensa que a denominação surgiu em razão do futebol. As origens remontam de um clássico dos dois clubes numa disputa de basquetebol.

O jogo foi disputado na Praça de Esportes e serviu como inspiração para que o duelo no futebol passasse a se chamar Ba-Gua. Essa história integra a pesquisa feita por Mário Lopes, cujo material foi deixado sob a responsabilidade do Museu Dom Diogo de Souza/FAT Urcamp, que conta com um significativo acervo de Mário Lopes sobre o futebol bajeense, bem como uma série de fotografias históricas.

Além de Mário Lopes, outro profissional que foi primordial para preservação da história centenária do clássico Ba-Gua foi o jornalista José Higino Gonçalves, que serve como fonte para os próprios clubes, quando relembram seus feitos do passado. Gonçalves, por sinal, colabora até os dias atuais com a imprensa bajeense.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br