Eleições 2020
Ex-prefeitos ficam na suplência para Câmaras de Aceguá e Candiota
por Redação JM
Dois ex-prefeitos disputaram vagas em Legislativos da região, no pleito de domingo, 15, mas não alcançaram os votos necessários para garantir eleição como vereadores: Julio Cezar Vinholes Pintos, em Aceguá; e Marcelo Menezes Gregório, em Candiota. Os dois postulantes encerraram a disputa como suplentes.
Julio Cezar Pintos, que concorreu pelo MDB, alcançou 63 votos. O emedebista governou Aceguá três vezes. Em 2000, foi eleito o primeiro prefeito da cidade. Pintos pode assumir cadeira na Câmara caso algum parlamentar do MDB se licencie do cargo ou passe a integrar o primeiro escalão. Com a vitória de Marcus Peti, do PSDB, para o Executivo, a chance de assumir uma vaga na Câmara, a partir de 2021, reduz.
Marcelo Gregório, que disputou o pleito pelo PSDB, alcançou 109 votos. O tucano foi vereador, antes de governar Candiota (entre 2005 e 2008), pelo MDB. Marcelo foi sucedido por Luiz Carlos Folador, em 2008, à época, do PT. Folador foi eleito prefeito, pelo MDB, no domingo. Como o PSDB integra a base de governo, existe chance de Marcelo, que é suplente pelo partido, assumir cadeira na Câmara a partir de 2021.