Eleições 2020
Eleição de Folador encerra ciclo de gestões do PT na região
por Redação JM
A eleição de Luiz Carlos Folador, do MDB, para prefeito de Candiota, no domingo, encerrou um ciclo de gestões do PT, na região. Desde o pleito de 1996, quando Fernando Campani venceu a eleição, em Hulha Negra, o partido sempre governou pelo menos uma cidade da Campanha Gaúcha.
O governo de Adriano Castro dos Santos, único prefeito eleito pelo PT, na região, em 2016, será encerrado em dezembro, concluindo um ciclo de 12 anos da sigla, na cidade, iniciado justamente por Folador, que migrou para o MDB e retornou à Prefeitura de Candiota.
Em Bagé, o ciclo petista iniciou em 2001, com Luiz Fernando Mainardi, que garantiu a reeleição em 2004. Dudu Colombo foi eleito, em 2008, e reeleito, em 2012, quando o partido também venceu em Candiota, com Folador, e em Hulha Negra, com Erone Londero.
Em 2016, o PT não disputou a eleição com candidato a prefeito, em Bagé, apoiando o PCdoB, que concorreu com Carlos Alberto Fico. A chapa foi derrotada por Divaldo Lara, do PTB, que garantiu a reeleição, no domingo, em disputa contra Mainardi.