Eleições 2020
Bajeense vai disputar segundo turno em Pelotas
por Redação JM
O bajeense Ivan Duarte, do PT, vai disputar o segundo turno na corrida pela Prefeitura de Pelotas contra a prefeita Paula Mascarenhas, do PSDB, que busca a reeleição. No primeiro turno, o petista alcançou 22.889 votos (14,49%). Paula venceu com 78.599 votos (49,74%), 409 votos a menos do que o necessário para evitar a realização do segundo turno.
Apenas cidades com mais de 200 mil eleitores têm disputa em dois turnos. Quem vence o primeiro turno com mais de 50% dos votos, porém, evita a realização de segundo turno. Em 2016, Paula, que representa a sucessão de Eduardo Leite, eleito governador em 2018, venceu o pleito com 112.358 votos (59,86%), garantindo a eleição já no primeiro turno.
Duarte nasceu em Bagé, em dezembro de 1961. Viveu a infância na zona rural, em uma localidade que hoje integra o território de Candiota. Mudou para Pelotas aos 15 anos, para estudar mecânica industrial na escola técnica, hoje IFSul. O bajeense cursou Psicologia e ingressou na política através do movimento estudantil.
Liderança histórica do PT em Pelotas, Duarte é um dos fundadores do diretório petista no município. Vereador pela legenda, o bajeense é autor da lei que acabou com o voto secreto na Câmara pelotense e também da legislação que reduziu o período de recesso parlamentar no município. O candidato a prefeito de Pelotas também disputou vaga na Câmara dos Deputados, em 2018.