Eleições 2020 / Eleições Bagé 2020
Aos 81 anos, Pastor Raul foi o candidato a vereador mais velho de Bagé
por Viviane Becker
O Pastor Raul Castro pode ser estreante dentro da disputa no pleito, mas, certamente, tem uma longa experiência de vida. Pela legislação eleitoral brasileira, pessoas a partir dos 60 anos já não são mais obrigadas a votar, mas, na Lei, não há qualquer limite de idade para que elas possam, inclusive, se candidatarem. O candidato mais idoso de Bagé, em 2020, ele festejou seu 81º aniversário há uma semana, no dia 9 de novembro, e representou o Partido Social Democrático (PSD).
Essa é a primeira vez que ele disputou vaga à Câmara de Bagé. O pedreiro aposentado nasceu em Pinheiro Machado, mas se considera bajeense, pois mora há mais sete décadas em Bagé.
O desejo de ajudar o próximo fez com que o morador da Vila Malafaia entrasse na disputa. Com lucidez suficiente para lutar pelos seus ideais e, principalmente pelo bem estar da população, o pastor compara os dias atuais, com os tempos áureos, quando Bagé estava em desenvolvimento e tinha indústrias como a de Guaraná, sabão e de fumo.
Ao longo dos seus 80 anos, nunca havia se envolvido em política, mas, desta vez, incentivado por amigos, resolveu disputar a vaga. O estímulo pelas inúmeras demandas pleiteadas e conquistadas para o bairro onde reside, como a linha de ônibus, bueiros e iluminação pública. À reportagem do JM, informou que fez uma campanha simples, com apoio da esposa, da família e dos amigos.
Há 16 anos, atua como pastor evangélico e conta que está sempre batalhando pelo melhor para comunidade. Apesar de se considerar com uma saúde privilegiada para sua idade, não toma nenhuma medicação, ele reconhece que essa é uma área que merece maior atenção e foi uma de suas bandeiras. "Quero o melhor para a cidade e para nossa população", concluiu.