Eleições 2020 / Eleições Bagé 2020
Marcus Peti vence e se torna o terceiro prefeito de Aceguá
por Jaqueline Muza
O vereador e ex-secretário municipal de Educação, Marcus Vinicius Godoy de Aguiar (Peti), de 50 anos, venceu a disputa para a Prefeitura de Aceguá. Ele concorreu pela primeira vez, em substituição de Gerhard Martens, que desistiu da reeleição pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Antes mesmo de sair o resultado oficial, Peti que já havia computado os votos das 10 urnas da Princesa da Fronteira e realizou carreata pelas vias do municipio.
Aguiar salientou que pretende governar rbuscando a união da fronteira e tem o objetivo de trabalhar em parceria com o prefeito eleito de Aceguá/Uruguai e da Intendência de Melo. "Nosso governo será para todos", disse.
O novo prefeito foi vereador por duas legislaturas consecutivas e presidente da Camara de Vereadores, em 2016. De 2017 a 2020, estava à frente da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O candidato é graduado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades. Ele é filho da ex-vereadora (2005-2008) e ex-vice-prefeita (2009-2012), Marli Aguiar. O pai Armando Aguiar (falecido em 2007) foi candidato a vice-prefeito na chapa de Martens (Dr. Geraldo), na primeira eleição do municipio, em 2000. O produtor rural Pedro Anildo Ardenghi é seu vice.
Desenvolvimento do pleito
Em Aceguá, nas primeiras horas da manhã, o pleito ocorreu de forma tranquila. Na sede do municipio, chegou a formar fila em uma das urnas da Escola Barão de Acegua. Por volta de 10h, a Brigada Militar foi acionada pelos fiscais para dispersar cabos eleitorais que estavam fazendo aglomeração em frente ao local.
Terceiro prefeito da história
Cinco candidatos disputaram a Prefeitura de Aceguá, em um pleito histórico para a cidade da fronteira com o Uruguai. Marcus Peti é o terceiro prefeito eleito do municipio, que completa duas décadas de implantação em 2021. Aceguá foi criado em 16 de abril de 1996. A implantação do município, porém, aconteceu em janeiro de 2001.
Apenas dois prefeitos haviam sido eleitos desde 2000: Júlio Cezar Pintos, pelo MDB, e Gerhard Martens (Doutor Geraldo), pelo PSDB.
Júlio Pintos, Doutor Geraldo e Glécio dos Santos Rodrigues, do PT, disputaram o primeiro pleito, em 2000, vencido pelo emedebista. O cenário de candidaturas se repetiu, em 2004, com nova vitória de Júlio. Em 2008, com a legislação vedando a disputa pela segunda reeleição, do candidato do MDB, Doutor Geraldo, derrotou Rodrigues e garantiu seu primeiro mandato.
No pleito de 2012, Doutor Geraldo disputou a reeleição, mas perdeu o pleito para Júlio Pintos. Nas eleições de 2016, foi a vez de Júlio Pintos disputar a reeleição e perder para Doutor Geraldo. Na eleição, Danilo Pereira concorreu pelo Progressistas e Eraldo Seling pelo PT. O pleito de 2020, além de contabilizar o maior número de candidaturas desde a primeira eleição municipal de Aceguá, também marca a estreia de três partidos na disputa pela Prefeitura. Foi a primeira eleição da cidade sem candidaturas de Júlio Pintos e Doutor Geraldo. O tucano, aliás, é o primeiro prefeito de Aceguá a abrir mão da possibilidade de disputar a reeleição para o cargo.
Além do prefeito eleito, participaram da disputa o vereador Edmundo Pichler pelo MDB, o produtor rural Willi Janzen pelo Democratas (Dem), vereador Alfredo Castillos de los Santos, pelo Partido Social Democrático (PSD), e Fernandinho Teixeira, pelo Partido Liberal (PL).
Vereadores Eleitos
{AD-READ-3}Foguinho MDB 6,53% 186
Pedro de Blanco PTB 5,79% 165
Jair Ardenchy PTB 3,93% 112
Kiko PSDB 3,54% 101
Jacqueline PSDB 3,47% 99
Renatinho MDB 2,88% 82
Julio Cesar Lemos MDB 2,88% 82
Dalmiro Almeida PP 2,88% 82
Dr Alex Castillo PSD 2,46% 70