Eleições 2020 / Eleições Bagé 2020
Filas grandes e baixo cumprimento do distanciamento marcam votação no maior colégio eleitoral de Bagé
por Melissa Louçan
Maior colégio eleitoral de Bagé, a Fundação Bradesco registrou movimento intenso entre a manhã e a tarde deste domingo. Mesmo com as adequações necessárias ao movimento de pandemia, o local registrava extensas filas, com pouca observação da marcação feita pela Justiça Eleitoral para manter o distanciamento entre os eleitores. Com 12 seções eleitorais e 4.667 eleitores registrados, a maior quantidade de votantes nas primeiras horas da tarde foi na seção 210, um dos destinos dos eleitores da seção 170, assimilada neste pleito.
Uma das seções de maior movimento nas eleições anteriores, a seção 144, neste ano, registrou grande movimentação de pessoas idosas, cadeirantes e deficientes visuais nas primeiras horas da manhã. Já durante a tarde, o movimento estava mais calmo e, conforme explicou a 2ª mesária da seção, Alessandra Martins Leal, não houve complicações em relação ao cumprimento dos protocolos de segurança adotados para diminuir os riscos de contaminação por Covid-19.
Em um dos últimos lugares em uma fila de espera com mais de 20 pessoas, Tânia Leite, 61 anos, foi uma das eleitoras de seções equalizadas no colégio eleitoral. Ela conta que não conseguiu votar durante a manhã, no horário com preferência reservada aos idosos e, ao chegar no local de votação, foi surpreendida pela intensa movimentação e a fila na seção para onde foi destinada. “Não sabia que a minha seção tinha sido dividida. Mas não tem problema, é só usar máscara e se cuidar que não acontece nada”, declara.