MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2020

Divaldo Lara é reeleito para comando da Prefeitura de Bagé

Em 15/11/2020 às 22:56h

por Redação JM

Divaldo Lara é reeleito para comando da Prefeitura de Bagé | Eleições 2020 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vitória de Divaldo também marca a terceira reeleição consecutiva de prefeito no município / Foto: Tiago Rolim de Moura

Divaldo Lara, do PTB, foi reeleito prefeito de Bagé, neste domingo, pela coligação Bagé, Orgulho do Brasil, que reúne Republicanos, Progressistas, PTB, Cidadania, DEM, PV, PSDB, PL e MDB. Ele alcançou 50% dos votos válidos, ou 30.623 votos. O médico Mario Mena Kalil, que atuou como secretário de saúde na primeira gestão do petebista, foi eleito vice-prefeito.
Divaldo enfrentou seis candidatos, na maior disputa desde a redemocratização, vencendo o ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi, do PT, que fez 24.218 votos (39,54%), o vice-prefeito Manoel Machado, do PSL, que fez 2.731 votos (4,46%), o empresário Uilson Morais, do Solidariedade, que fez 1.387 votos (2,26%), o empresário Beto Alagia, do Podemos, que fez 1.203 votos (1,96%), a professora Elenara Ianzer, do PDT, que fez 823 votos (1,34%) e o estudante Fernando Vargas, do PSOL, que fez 262 votos  (0,43%).
Em entrevista após a apuração dos votos, Divaldo definiu a eleição com uma ‘superação’. “Fui acusado de coisas que nunca fiz na minha vida. Um ano atrás, eu estava afastado. Muitos diziam que eu estava morto (politicamente). Fico feliz pelo reconhecimento, pela nova votação expressiva. Quero ser prefeito para unir a cidade. Acabou a eleição. Não tenho mais adversários. Meus adversários, agora, são os problemas do meu município”, garantiu.
O petebista afirmou respeitar ‘todos os eleitores dos demais candidatos’. “São cidadãos bajeenses, exercendo sua plena e legítima escolha no voto. A partir de agora, somos todos do mesmo partido, que chama-se Bagé. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família, aos bajeenses, às pessoas sempre confiaram, à própria justiça, que fez sua parte e me deu condições de estar onde estou”, pontuou.

 

Trajetória
Casado com Priscila Fischer Lara, pai de dois filhos (Rafael e Gabriela), Divaldo, 41 anos, é filho de uma dona de casa e de um oleiro. O petebista foi vereador, em duas legislaturas, e presidiu o Legislativo, em 2016. Em entrevista ao Jornal Minuano, em 2014, revelou que começou a trabalhar com seu pai, na olaria, onde atuou até os 15 anos. Depois, passou a trabalhar com o irmão, Luís Augusto Lara, que à época era dono de uma casa de festas. Divaldo também trabalhou na loja de conveniência de um posto de gasolina.
O petebista trilhou os primeiros passos na política através da coordenação da campanha de Luís Augusto Lara, na disputa para uma cadeira na Assembleia Legislativa, e, posteriormente, na campanha da irmã, Adriana Lara, para vereadora. Divaldo começou a se preparar para a própria candidatura quando ainda trabalhava com Adriana. Estudou gestão pública, coordenou outras campanhas, trabalhou na Assembleia Legislativa e, em 2008, se lançou como candidato ao Legislativo bajeense. Em sua reeleição, em 2012, foi o vereador mais votado do município.
Divaldo foi eleito, em 2016, com 75,04% dos votos válidos (Fico, do PCdoB, alcançou 18,06%; Sapiran Brito, do PDT, alcançou 5,26%; e Chico Estigarribia, do PSOL, totalizou 1,63%). O petebista é o terceiro prefeito reeleito, em Bagé, desde a redemocratização, em 1985. Até então, apenas Mainardi e Dudu Colombo, ambos do PT, haviam sido reeleitos no município. A eleição de Divaldo também marca a terceira reeleição consecutiva de prefeito no município.

 

Primeira gestão
Em sua primeira gestão, Divaldo promoveu uma reforma administrativa, modificando a composição das pastas de governo. A estrutura administrativa passou a ser constituída por 12 secretarias e o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) ganhou nova denominação, passando a ser chamado de Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé.
A primeira gestão petebista realizou concurso e formalizou a criação da Guarda Municipal. O governo também iniciou o projeto de pavimentação da Zona Leste e realizou obras de pavimentação no Anel Rodoviário, nas avenidas Itália e Attila Taborda e no acesso à Unipampa. O processo licitatório que resultou na concessão do estacionamento rotativo, com a instalação de parquímetros, também foi realizado na primeira administração de Divaldo.
O governo petebista criou uma Casa de Hospedagem, em Porto Alegre, para acolhimento de bajeenses que realizam tratamento de saúde na capital, aderiu ao programa Saúde na Hora, do governo federal e estabeleceu Centro de Referência em Saúde. Na área da educação, criou o Centro Municipal de Educação Mélanie Granier e implantou duas escolas cívico-militares.

 

Metas de governo
Em entrevista ao Minuano, Divaldo elencou a manutenção de projetos de infraestrutura como prioridades, com destaque para a obra da barragem da Arvorezinha. O petebista projeta a pavimentação dos bairros Santa Flora, Bonito, Ipiranga e Pedra Branca, com recursos já disponíveis.
A conclusão da obra da estação de bombeamento de esgoto está na lista de prioridades apresentadas por Divaldo. O prefeito reeleito adiantou, ainda, que a administração municipal deve apostar em novos projetos de revitalização, seguindo o modelo da Panela do Candal.
Em entrevista, no domingo, o petebista também adiantou a intenção de modificar a composição do governo para imprimir velocidade à gestão. “Serão necessários pequenos ajustes”, resumiu, ao elencar, como prioridade, o combate ao coronavírus “até que se tenha uma vacina”, e a construção de novas moradias populares.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br