MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2020

Vigilância Sanitária terá equipe de plantão no domingo

Em 14/11/2020 às 00:43h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Vigilância Sanitária terá equipe de plantão no domingo | Eleições 2020 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Justiça Eleitoral controla exigências durante o pleito Foto: Divulgação

 

Uma equipe da Vigilância Sanitária estará a postos, neste domingo, para qualquer denúncia de aglomeração durante a eleição. O órgão não irá atuar diretamente no pleito, visto que várias medidas de proteçõo já foram tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que preparou um plano de segurança sanitária para ser seguido pelos eleitores.

De acordo com o secretário municipal de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência, Geraldo Leal Gomes, não houve nenhuma tratativa com a Justiça Eleitoral, que deve realizar toda a fiscalização e controle. “Mas, mesmo assim, manteremos a equipe de plantão”, comenta.

Devido à pandemia da Covid-19, o TSE preparou um plano de segurança sanitária para ser seguido pelos eleitores. É importante reiterar que a votação ocorrerá entre 7h e 17h, com horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos. Outra recomendação do TSE é que os eleitores que apresentarem sintomas da Covid-19 e/ou febre nos últimos 14 dias fiquem em casa. Além disso, é importante confirmar o local de votação e seção, e levar uma "cola" com o número dos candidatos, para tornar o processo ainda mais rápido.

Ao sair de casa

Ao sair de casa para votar, o eleitor deve levar: um documento oficial com foto, máscara, álcool em gel e uma caneta esferográfica. A prioridade da Justiça Eleitoral nestas Eleições, além de garantir o exercício da democracia, é a preservação da saúde de todos. Por isso, este ano, não será utilizada a biometria, a fim de evitar aglomerações e para reduzir os pontos de contato do eleitor com objetos e superfícies.

Até chegar ao local da votação, o eleitor deve seguir os protocolos sanitários durante seu deslocamento, tais como manter a distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evitar entrar em veículos cheios. Recomenda-se também evitar o contato físico com outros indivíduos por meio de abraços e apertos de mão, além do uso do álcool em gel quando tocar em qualquer superfície e do uso constante da máscara.

Chegando ao seu local de votação, o eleitor deve se dirigir diretamente à seção eleitoral, que estará pronta para recebê-lo com todos os cuidados, como marcações adesivas no chão para orientar sobre o distanciamento e álcool em gel, entre outros.

Na hora de votar

O fluxo de votação nas seções mudou, para deixar tudo mais rápido e seguro. Ao entrar na seção eleitoral, o eleitor deve se posicionar na frente da mesa do mesário, respeitando o distanciamento mínimo de um metro conforme marcação de fita adesiva.

Para evitar contato com o mesário, caberá ao eleitor exibir o seu documento oficial com foto, erguendo o braço em direção ao mesário, que localizará o nome do votante no caderno de votação e lerá, em voz alta, o número do título para que o presidente da seção digite no terminal do mesário. O presidente, então, lerá em voz alta o nome que aparecerá no terminal, e o eleitor deverá confirmar que é ele. Depois disso, ele poderá guardar seu documento de identificação.

No momento da votação

O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação, de preferência com a sua própria caneta. Recomenda-se também usar álcool em gel depois de assinar o caderno.

{AD-READ-3}

Quando a urna for habilitada, o votante receberá a indicação do mesário e deverá se dirigir à cabine de votação para digitar os números dos seus candidatos na urna e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Depois, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

Na volta para casa
Na volta para casa, valem os mesmos cuidados: evitar contato físico com outros indivíduos por meio de abraços e apertos de mão na saída da seção ou no deslocamento até a sua residência; manter a distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas; evitar entrar em veículos cheios; usar álcool em gel quando tocar em qualquer superfície; e usar a máscara constantemente.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br