MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Congrega 2k20

Revista do CineClube Urcamp Documenta produzida no curso de Jornalismo é lançada no Congrega 2K20

Em 29/10/2020 às 01:18h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Revista do CineClube Urcamp Documenta produzida no curso de Jornalismo é lançada no Congrega 2K20 | Congrega 2k20 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi lançado nesta quarta-feiraFoto: Divulgação

por Joice Cougo, acadêmica de Jornalismo

O Congrega 2K20 lançou, na tarde desta quarta-feira (28/10) projetos desenvolvidos nas atividades acadêmicas da Urcamp. Entre eles, a Revista do Cineclube Urcamp Documenta, que é um projeto de ensino e extensão proposto pelas componentes de cinema e de audiovisual com o objetivo de compartilhar a exibição de filmes com comunidade a fim de discutí-los e extrair sentidos.
A publicação técnico-científica reúne textos e análises de quatro exibições comentadas de filmes nacionais - Tropicália, O Palhaço, Barravento e Hoje eu quero voltar sozinho - apresentadas em forma de Cineclube, com a presença de dois debatedores por filme, além do público da comunidade. De acordo com o coordenador do curso, jornalista Glauber Pereira, a ideia do CineClube é fazer as pessoas entenderem que o audiovisual é cada vez mais importante no cotidiano e na vida em sociedade.
O lançamento contou com a presença dos egressos Marcelo Rodríguez, Gabriel Munhoz e Augustho Soares, representantes da turma do curso que elaborou o material. Pereira pontuou que “o pessoal que produziu a revista comprova o incentivo dos professores ao protagonismo dos estudantes do jornalismo da URCAMP. Tecnicamente, como professor, a gente diz que ofereceu uma proposta, mas só comemora um resultado quando a turma está engajada e atuante”, pondera.
Rodríguez ressalta que “a experiência do CineClube foi muito enriquecedora, principalmente porque ela se aproxima muito das metodologias ativas da URCAMP em relação ao processo de ensino e aprendizagem, mas, também, reforça a característica de Instituição Comunitária. A gente teve interação com as outras universidades, tiveram convidados de diversas áreas e quanto à experiência pessoal foi muito gratificante debater assuntos, que não só faziam parte de um contexto audiovisual, de uma produção ou ficção, eles eram temas muito atuais, tanto que a gente tratou sobre homofobia, racismo, democracia e depressão. Então, levar essa discussão a partir do audiovisual à comunidade foi uma experiência muito diferente do que a gente já tinha feito”, avalia.
Aproveite e confira a revista que está disponível no link https://www.urcamp.tche.br/pesquisa-e-extensao/ediurcamp/nossas-revistas/revista-do-cineclube para download.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br