MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Congrega 2k20

Palestra sobre inovações tecnológicas na prevenção do câncer colorretal é transmitida no Congrega

Em 29/10/2020 às 17:41h

por Redação

Palestra sobre inovações tecnológicas na prevenção do câncer colorretal é transmitida no Congrega | Congrega 2k20 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Joice Cougo /EspecialJM

por Joice Cougo

Acadêmica de Jornalismo

 
O eixo de Saúde e Inovação esteve presente na live transmitida, nesta quinta-feira (29), pelo canal da Urcamp no Youtube, com mediação dos professores Dr. Guilherme Bragança e Drª Vera Bortolini, contando com a presença do Dr. Carlos Eduardo dos Santos, integrante do corpo clínico na Santa Casa de Caridade de Bagé e responsável pelo serviço de endoscopia para falar sobre as inovações tecnológicas na prevenção do câncer colorretal (CCR).
O médico conta que cerca de 10% dos casos de CCR são relacionados com hereditariedade e 90% com o fator ambiental, incluindo a ingestão maior de gorduras e proteínas e menor ingestão de fibras. O guia da Sociedade Americano de Câncer (ACS) esclarece que a carne bovina, álcool e cigarro consumidos em grande quantidade, além da obesidade, são fatores de risco para o câncer de intestino. “As fibras atuam como fator de defesa, porque diminuem o tempo de trânsito intestinal, produzem uma diluição do bolo fecal e há a liberação de substâncias antioxidantes”, afirma.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 41 mil novos casos de CCR. Tendo em vista que, atualmente, a enfermidade já é a segunda colocada na lista de incidência, que vem aumentando com o passar dos anos. Por isso, a ACS recomenda o início dos exames de rastreamento a partir dos 45 anos.
Santos ainda pontua sobre a prevenção primária acontecer na mudança dos hábitos alimentares e comportamentais e a secundária depender da detecção e remoção das lesões pré-malignas e malignas em estágio precoce. “A colonoscopia tem se mostrado efetiva na redução da incidência do câncer de colón e reto” conclui.
Durante a live foram apresentadas, também, as inovações tecnológicas atuantes na detecção de lesões ou tumores, entre elas, o acessório chamado EndoCuff que aumenta o campo de visão quando introduzido no intestino.
A palestra está disponível no canal da Urcamp no Youtube intitulada “Palestras Congrega 2K20” para acesso.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br