As 10 cidades mais inteligentes do mundo
Nesta terceira coluna sobre as cidades inteligentes, apresenta-se as 10 que se destacam como sendo smart cities no mundo, pois utilizam a tecnologia da informação e comunicação para melhorar a sua eficiência operacional, compartilhar informações com o cidadão e oferecer uma melhor qualidade de serviço público e bem-estar à população.
Dentre 174 cidades que foram analisadas em 80 países, 10 foram classificadas pelo Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores (IESE) da Espanha como as mais inteligentes. Londres (Inglaterra) destaca-se pelo capital humano, pois possui muitas escolas de negócios e universidades de qualidade. Destaca-se, também, em outros quesitos, como mobilidade e transporte, tecnologia, governança e alcance internacional.
Nova York (Estados Unidos) destaca-se pela sua dimensão econômica com índices de excelência de alcance internacional em tecnologia, planejamento urbano, mobilidade e transporte e capital humano. Mas precisa melhorar no quesito coesão social, de acordo com o IESE.
Amsterdã (Holanda) até 2025 pretende tornar-se a primeira cidade da Europa a extinguir os gases poluentes. Nessa cidade, cerca de 90% das famílias possuem bicicletas e existe, ainda, um serviço automatizado de compartilhamento público de bicicletas. Destaca-se, também, em dimensões, como tecnologia, planejamento urbano e alcance internacional. Paris (França) é um dos centros financeiros mais importantes da Europa que, com abertura à inovação, tem procurado otimizar o fluxo de pessoas e veículos, utilizando a Internet das Coisas (IoT), destacando-se, ainda, em tecnologia, alcance internacional e capital humano.
Reykjavik (Islândia) pretende ser uma cidade com emissão zero de carbono até 2040. Hoje, quase 100% de sua eletricidade e 80% da produção total energética vêm da energia hidrelétrica e geotérmica. Tóquio (Japão) possui altos índices de produtividade, se destacando nas dimensões econômica, ambiental e pelo capital humano. Está, ainda, entre as 30 melhores nos quesitos planejamento urbano, tecnologia e mobilidade e transporte. Cidade de Cingapura (Cingapura) é uma smart city modelo, pois proporciona alto padrão de vida aos habitantes, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,846 (muito alto). Há uma rede de fibra ótica que se estende por todo o seu território; os hospitais são robotizados; os táxis, autônomos. Cingapura tem wi-fi gratuito em todos os serviços públicos, sendo possível usar aplicativos para agendar a coleta de lixo, monitorar a poluição do ar e até propor ideias ao governo.
Copenhague (Dinamarca) é comprometida com as questões ambientais. Seu propósito é reduzir a emissão de carbono até 2025. As demais dimensões em que a cidade se destaca são governança, coesão social, mobilidade e transporte, tecnologia, alcance internacional e economia. Berlim (Alemanha) ocupa o top 10 nas dimensões capital humano, alcance internacional, governança, mobilidade e transporte.
Viena (Áustria) destaca-se por seu alcance internacional e excelentes práticas em mobilidade e transporte. A cidade também aparece no top 25 nas dimensões tecnologia, meio ambiente e capital humano.