O engenheiro de hoje deve possuir soft skills
Para o engenheiro de hoje, não bastam as habilidades técnicas aprendidas durante a formação acadêmica e em experiências profissionais ao longo da carreira. As habilidades sociais são igualmente essenciais para um profissional competitivo. Mas isso são competências subjetivas que são desenvolvidas ao longo da vida.
Nesse contexto surgiu um novo termo, denominado de soft skills. A palavra “skills” vem do inglês que significa habilidades. Já “softs skills” são habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui e não podem ser identificadas nem comprovada por meio de certificados ou diplomas. Só pode ser percebia pela convivência diária, por um bate-papo durante uma entrevista para emprego ou pelas dinâmicas em grupo realizadas nos processos de seleção de profissionais.
Quem imagina que as soft skills não são capazes de serem adquiridas, está muito equivocado: é possível desenvolver habilidades soft skills!. Um profissional que desenvolva as soft skills como senso de liderança e capacidade de resolução de conflitos, potencializadas pela proatividade, terá uma carreira bem valorizada pelo mercado. Um engenheiro pode ser considerado completo quando souber aliar seus conhecimentos técnicos às suas capacitações pessoais desenvolvidas.
O site interestingengineering.com apresenta um artigo com o título “Engineers Should Master Soft Skills for a Successful Career” que lista seis soft skills mais buscadas nos profissionais de engenharia de hoje, as quais sintetiza-se a seguir:
1. Adaptabilidade: A capacidade de adaptar-se a diferentes situações e mudanças inesperadas apresenta uma das habilidades mais importantes que um engenheiro deve possuir: A adaptabilidade.
2. Colaboração: Engenheiros, geralmente, trabalham com outros colegas de profissão, além de profissionais de outros departamentos. Isso implica em trabalhar e interagir com uma variedade de pessoas, personalidades e níveis diferentes em uma mesma cadeia hierárquica.
3. Comunicação: As habilidades de comunicação estão ligadas ao sucesso em ambientes colaborativos. Ser um orador, escritor e ouvinte adequado é particularmente importante no campo da engenharia, onde a clareza e a compreensão são necessárias para concluir projetos de trabalho em equipe.
4. Atenção aos detalhes: Os engenheiros costumam trabalhar com projetos complexos. Estar atento para detectar um pequeno detalhe, que pode causar o fracasso do projeto no futuro, é um dos valores mais valiosos das soft skills. Uma falha na indústria da construção, por exemplo, pode causar um acidente fatal, portanto, a atenção meticulosa em todos os estágios do projeto sempre compensará na carreira profissional.
{AD-READ-3}5. Pensamento criativo: Pensar fora da caixa é essencial! O pensamento criativo é uma habilidade exigida por muitos setores e torna-se particularmente importante na engenharia.
6. Liderança: Com o avanço na carreira as habilidades técnicas melhoram com o tempo, sua experiência será requisitada para gerenciar projetos. Sua nova posição como gerente de projeto exigirá que você gerencie e motive outros engenheiros também.