Cidade
Níveis das barragens diminuem, mas não há previsão de racionamento
Daeb diz que alerta amarelo será acionado caso Sanga Rasa atinja três metros abaixo do normal

por Jaqueline Muza
A situação dos reservatórios de água da região preocupa, mas, por enquanto, não há previsão de racionamento hídrico, conforme informações do Departamento de Água, Esgoto e Arroios de Bagé (Daeb). Após dias sem precipitações significativas, a Barragem da Sanga Rasa, principal reservatório da Rainha da Fronteira, registra um déficit de 2,25 metros. Em paralelo, a Piraí está 1,25 metro abaixo do nível ideal e a Emergencial está cheia.
Segundo o Daeb, o monitoramento dos reservatórios e das previsões de precipitação está sendo feito diariamente. O alerta amarelo será acionado caso o nível da Sanga Rasa atinja três metros abaixo do normal, indicando um possível agravamento da situação.
Nos últimos dias, algumas interrupções no abastecimento de água foram registradas em determinados bairros, mas, conforme a autarquia, tais situações foram ocasionadas por problemas pontuais e não por uma questão de racionamento.
O Departamento informa que caso seja necessária a adoção de um sistema de rodízio no fornecimento de água, a população será informada com antecedência e orientada sobre as escalas estabelecidas.