Cidade
Cavalgada de São Sebastião é marcada por fé e tradição em Bagé
por Melissa Louçan
A Cavalgada de São Sebastião, que celebrou o padroeiro da cidade em sua tradicional data, 20 de janeiro, reuniu 18 cavaleiros e cavaleiras em um percurso repleto de espiritualidade e resgate histórico e cultural. O evento, promovido pela Mitra Diocesana e pela Paróquia da Catedral de São Sebastião, teve a participação especial do Bispo Diocesano, Dom Cleonir Paulo Dalbosco, e do Pároco Padre Jair da Silva.
Coordenada por Micael Pinheiro, a cavalgada até a Vila de São Sebastião, para buscar a imagem do santo, contou com a participação de novos integrantes e também de pessoas que retomaram o evento. “Alguns participaram da reunião e acabaram integrando a associação, outros já tinham participado antes e estão retornando este ano”, explicou Pinheiro, destacando a importância da união em torno da fé no santo padroeiro.
A programação começou no sábado, 18, com a recepção dos cavaleiros e cavaleiras na Catedral de São Sebastião, onde o Pároco passou a missão de buscar a imagem do santo na Comunidade de São Sebastião. O grupo seguiu para a Estância da Cacimba, onde fez a primeira parada para descanso e refeição, e depois para a Estância Retiro, onde pernoitou.
No domingo, 19, o destaque foi a missa campal ministrada pelo Padre Jair da Silva na Comunidade de São Sebastião. Após a cerimônia, a imagem do padroeiro foi entregue aos cavaleiros, que iniciaram o retorno a Bagé, com outra parada para pernoite na Estância Retiro.
Na segunda-feira, 20, o grupo retomou a cavalgada rumo ao centro da cidade. Após passar pela Estância da Cacimba para o almoço, os participantes chegaram à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde a imagem foi entregue para a procissão que seguiu até a Catedral de São Sebastião.
{AD-READ-3}O encerramento da cavalgada ocorreu com uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Cleonir Paulo Dalbosco, reunindo a comunidade para um momento de reflexão e agradecimento.
O evento foi realizado pela Associação dos Cavaleiros(as) Rainha da Fronteira, com o apoio das Estâncias da Cacimba, Retiro e da Comunidade de São Sebastião.