Fogo Cruzado
Comissão aprova título de Capital Nacional da Raça Angus para Bagé
por Redação JM
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o parecer favorável do deputado Alceu Moreira, do MDB gaúcho, ao projeto de lei que concede a Bagé o título de Capital Nacional da Raça Angus. A proposta, apresentada pelo deputado Afonso Hamm, do Progressistas, agora será avaliada pela Comissão de Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
Em seu relatório, Moreira destaca que “a escolha de Bagé não é aleatória, mas fundamentada em sua rica história e contribuição significativa para a pecuária de qualidade no Brasil”. O parlamentar salienta ainda que o município não apenas manteve sua liderança na produção de gado de alta qualidade, mas também desempenhou um papel crucial na difusão da genética Angus pelo território nacional.
A raça Aberdeen Angus, originária da Escócia, resulta do cruzamento de bovinos mochos dos condados de Aberdeen e Angus, realizado em 1862. Desde então, a genética Angus se espalhou por diversos países, como Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.
Hamm, por sua vez, recorda que no Brasil, o primeiro registro da raça foi feito em 1º de setembro de 1906, pelo criador bajeense Leonardo Collares Sobrinho. O deputado ainda ressalta que a importância econômica e cultural da raça para Bagé é tamanha que a cidade será sede do primeiro hotel temático da raça Angus no Brasil, idealizado pelo empresário e criador Luís Fernando Dallé.