MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Criação do Consórcio de Geração de Energia avança em Bagé

Em 24/12/2024 às 22:05h

por Redação JM

Criação do Consórcio de Geração de Energia avança em Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta visa buscar alternativas sustentáveis e eficientes para a gestão energética / Foto: ArquivoJM

O Legislativo de Bagé aprovou uma proposta que autoriza o Executivo a participar e constituir o Consórcio Municipal de Geração de Energia (CMGE) no município, no Rio Grande do Sul, em parceria com outras cidades interessadas. O projeto foi apresentado pelo líder do PDT, vereador Caio Ferreira, e agora aguarda a sanção do prefeito.

Fazem parte do consórcio a Prefeitura, a Câmara e o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb). O CMGE terá como objetivo promover a geração, comercialização e gestão de energia elétrica a partir de fontes renováveis, visando à eficiência energética e à redução de custos para os entes consorciados.

A composição do consórcio inclui um engenheiro eletricista da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, indicado pelo prefeito, além de um eletrotécnico, um eletromecânico e um mecânico do Daeb, um representante administrativo do Legislativo, um coordenador nomeado pelo prefeito e um servidor da iluminação pública municipal.

A capacidade de instalação do CMGE será determinada pela soma do inventário das unidades consumidoras (UCs) dos participantes, das despesas fixas mensais com energia elétrica, de um percentual destinado à manutenção e modernização da iluminação pública de Bagé, e do excedente de energia gerada, que será comercializado no Mercado Livre de Energia. Os valores obtidos com essa comercialização serão depositados no Fundo Municipal de Iluminação Pública.

Com o início da geração de energia pelo CMGE, a cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) será revista, para refletir a nova realidade energética e financeira do município.

Caio destaca que a criação do consórcio visa à busca de alternativas sustentáveis e eficientes para a gestão da energia no município, promovendo a autonomia local e a redução de custos para os cofres públicos. "Essa iniciativa surge em um cenário global de transição energética e de busca por sustentabilidade ambiental, estando em conformidade com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br