Esportes
Guarany realiza segundo jogo-treino e detalha planejamento para pré-temporada
por Yuri Cougo Dias
O Guarany enfrenta neste sábado, 21, o Combinado de Rivera no segundo jogo-treino da sua pré-temporada. A partida, inicialmente marcada para o Estádio Atílio Paiva, no Uruguai, foi transferida para o Estádio Estrela D'Alva devido a questões legais relacionadas ao uso do estádio uruguaio. O confronto será realizado às 17h, com portões fechados para o público e acesso restrito à imprensa, em razão do estádio estar com várias frentes de obras.
Na terça-feira, 16, o Alvirrubro venceu o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) Polo Sul por 3 a 0 no jogo-treino inicial da pré-temporada. Os gols foram marcados pelo volante Vítor Oliveira e pelo atacante Yan Phillipe, que anotou duas vezes.
O diretor de futebol do Guarany, Thiago Segredo, explicou que a programação de testes foi cuidadosamente planejada para preparar o elenco para as competições de 2025, que incluem o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia no Gauchão será contra o Internacional no Estrela D'Alva. “O foco é dar minutagem para todos os atletas nesses primeiros jogos-treino, até que o time esteja bem ajustado. O jogo contra o Combinado de Rivera oferece um desafio maior, com características do futebol de fronteira, que é bastante físico e competitivo”, destacou Segredo.
Próximos compromissos
Após o jogo-treino deste sábado, o Guarany terá mais três testes antes da estreia oficial. No dia 30 de dezembro, enfrentará o Pelotas fora de casa. O confronto de volta será realizado em Bagé, no dia 8 de janeiro, às 20h, no Estrela D'Alva.
Segredo comentou a escolha do Pelotas como adversário: “Por estarmos em uma região distante, a logística para agendar jogos com outros clubes foi um desafio. No entanto, conseguimos esses dois confrontos com o Pelotas, que também será nosso adversário na quarta rodada do Gauchão, o que torna esses amistosos ainda mais importantes”, detalha.
{AD-READ-3}O ciclo de preparação será encerrado com um amistoso contra o Cerro Largo, do Uruguai, no dia 15 de janeiro, no Estrela D'Alva. A equipe uruguaia, que disputará a Copa Sul-Americana em 2025, será um teste de alto nível para o Guarany. “Esse será um grande desafio, com um adversário que vem se destacando no cenário sul-americano. É uma oportunidade de ajustar os últimos detalhes antes da estreia no campeonato”, avaliou Segredo.
O diretor também ressaltou que, embora os jogos-treino estejam sendo realizados sem torcida devido às obras no estádio, o clube espera contar com o apoio do público assim que a estrutura estiver pronta. “Estamos preparando tudo para que o torcedor possa acompanhar de perto o Guarany na temporada de 2025”, finalizou.