MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Bagé conclui transição para novo esquema vacinal contra poliomielite

Em 21/12/2024 às 08:37h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bagé conclui transição para novo esquema vacinal contra poliomielite | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Mike Sena/ Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Bagé se adaptou ao novo esquema vacinal contra a poliomielite, que agora utiliza exclusivamente a vacina inativada (VIP). A mudança, definida em novembro pelo Ministério da Saúde, substituiu as doses de reforço da vacina oral (VOP), conhecida como “gotinha”, por versões injetáveis. A medida segue evidências científicas que apontam maior eficácia desse tipo de imunização.

Segundo Anelise Lins, coordenadora de Imunizações, a transição foi tranquila e bem aceita pelos pais. “Os pais estão aceitando bem a substituição da vacina oral pela injetável. Nós explicamos que é uma troca, uma opção estratégica do ministério. Está sendo bem adaptável”, afirmou.

O esquema vacinal anterior contemplava a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOP, a ‘gotinha’, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Com a alteração, o esquema vacinal contra a poliomielite agora prevê três doses de VIP aos 2, 4 e 6 meses, além de uma dose de reforço aos 15 meses.

A coordenadora reforçou que a procura pela vacina segue a rotina do calendário vacinal. “A procura é a mesma, é a rotina. Como não se tem mais campanha, a procura é pelas vacinas de rotina, que são as do calendário”, completou.

Atualmente, há cerca de 38 mil salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é que a cobertura vacinal alcance 95% até o fim deste ano. Em 2023, a cobertura da VIP foi de 86,5% e a de VOP 78,2%, segundo as informações contidas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). No Rio Grande do Sul, os percentuais de imunização foram de 89,43% para a VIP e 81,80% para a VOP.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br