MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Eleições definem entidades que comporão Comitê da Bacia do Rio Camaquã

Grupo inclui representantes de usuários da água, populações locais, associações comunitárias, instituições de ensino e outras organizações, reforçando o papel estratégico na gestão dos recursos hídricos da região

Em 19/12/2024 às 13:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Eleições definem entidades que comporão Comitê da Bacia do Rio Camaquã | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Marcia Collares

As entidades que farão parte do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Camaquã para o biênio 2025/2026 foram definidas em eleição realizada na terça-feira, 17. A composição inclui representantes de usuários da água, populações locais, associações comunitárias, instituições de ensino e outras organizações, reforçando o papel estratégico do comitê na gestão dos recursos hídricos da região.

A Urcamp foi eleita como titular em uma das vagas destinadas às instituições de ensino superior. Outras entidades da região também conquistaram espaço no comitê, como a Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), que obteve titularidade em duas categorias, e a Associação Comunitária do Areal, de Pinheiro Machado, eleita como titular. Ambas integram a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC).

Segundo Márcia Collares, representante da Cooperativa do Alto Camaquã (CooperAlto Camaquã), “o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Camaquã é um órgão de Estado, muito importante para a gestão das águas do Rio Camaquã e seus afluentes, pois na sua plenária são decididas várias questões relativas ao uso da água do rio”. Ela ressaltou que o Rio Camaquã é um dos poucos rios do Estado cujas águas não são contaminadas, percorrendo 28 municípios da Metade Sul e desaguando na Lagoa dos Patos.

A relevância do Rio Camaquã para a região de Bagé e municípios vizinhos, que compreendem sua parte alta, é indiscutível, especialmente durante os períodos de estiagem. Márcia destacou: “Nessas épocas em que falta água para os animais e para as pessoas, os moradores costeiros socorrem-se das águas do rio, inclusive para consumo doméstico. Daí a importância do rio para as comunidades costeiras, pois água significa vida e vida é um direito indisponível”.

Além de sua função em decisões sobre o uso da água, o Comitê da Bacia também promove o equilíbrio entre as demandas de diferentes setores, como abastecimento público, produção rural, lazer e turismo, entre outros. A nova gestão, que iniciará suas atividades em 2025, contará com um total de 46 representantes titulares, além de suplentes, divididos entre os grupos de usuários e população.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br