MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Quem eram as vítimas de acidente fatal registrado na BR-293

Motorista da carreta foi preso em flagrante acusado pelo crime de duplo homicídio doloso (ou seja, quando há intenção de matar), por realizar uma manobra perigosa, em circunstâncias que indicam que ele estava acima da velocidade permitida e sob a influência de álcool

Em 26/11/2024 às 19:06h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Quem eram as vítimas de acidente fatal registrado na BR-293 | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Sabrina Monteiro/Jornal Tribuna do Pampa

O policial rodoviário federal (PRF) Carlos Edvar Espinosa da Silva, de 56 anos, e o jovem Jean Luís Gabriel, de 25 anos, foram as vítimas fatais do acidente ocorrido na sexta-feira, dia 22, na BR-293, Km 136, em Candiota. O acidente aconteceu por volta das 16h30min e envolveu uma carreta bitrem, conduzida por um homem de 52 anos, um caminhão, que transportava o motorista e o passageiro Gabriel, que faleceu, e a viatura Ranger da PRF, conduzida pelo policial Espinosa, que morreu no local.

Espinosa era natural de Dom Pedrito e, em 2024, completaria 30 anos de carreira na PRF, sempre atuando na Unidade de Atendimento de Bagé. Segundo o inspetor da Delegacia de Santana do Livramento, Valmir Souza, chefe da região e colega de trabalho de Espinosa, o policial amava sua profissão e seguia trabalhando mesmo já podendo se aposentar. "Ele era um profissional excelente. Trabalhamos juntos em comissões, ele foi presidente, sempre ponderado, e cumpria todas as suas obrigações. Tratava todos com muito profissionalismo, nunca deixava nada para depois. Ele era um policial comprometido e amava o que fazia", afirmou Souza.

O inspetor também destacou a importância do trabalho da PRF para a sociedade, ressaltando que Espinosa tinha grande dedicação à profissão. "Todas as unidades da PRF do Estado, assim como outras corporações, como a Polícia Civil, Polícia Federal, Brigada Militar e unidades da PRF de todo o país, prestaram homenagens a ele. Sentimos muito essa perda", completou.

Espinosa era casado com Ana Carolina Silveira da Silva, coordenadora do Instituto de Biotecnologia da Urcamp (Intec), e deixa dois filhos: Aline e Rafael.

A despedida de Jean Luís Gabriel, natural de São Sebastião do Caí, ocorreu no domingo, 24, na cidade de origem, e seguiu para cremação em Caxias do Sul. Segundo informações do portal de notícias Fato Novo, do Vale do Caí, Gabriel morava no Passo da Taquara e seguia a profissão do pai, também caminhoneiro. Ele cresceu no caminhão e, no momento do acidente, era passageiro, mas também era motorista e sonhava em concluir a habilitação para dirigir carreta. O motorista do caminhão em que Gabriel estava também sofreu lesões e foi levado ao hospital.

Prisão em flagrante

De acordo com o levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas - Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com o caminhão, que seguiam no sentido oposto, Bagé - Pelotas. O motorista da carreta (52 anos, natural de São Borja) realizou o teste do bafômetro, que constatou que ele estava embriagado, com 0,49 mg/L de álcool no sangue. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Bagé.

A Polícia Federal formalizou a prisão em flagrante do homem pelo crime de duplo homicídio doloso (ou seja, quando há intenção de matar), por realizar uma manobra perigosa, em circunstâncias que indicam que ele estava acima da velocidade permitida e sob a influência de álcool.

{AD-READ-3}

Após as diligências realizadas no flagrante, foi possível apurar que a carreta bitrem invadiu a pista contrária, onde trafegavam uma outra carreta, a viatura da PRF em serviço e um caminhão com a outra vítima. O tacógrafo da carreta registrou que o motorista estava trafegando a 100 km/h no momento da colisão, e havia alcançado 120 km/h instantes antes. Além disso, testemunhas relataram que o motorista realizou uma manobra brusca ao invadir a pista contrária, o que impediu a reação dos veículos atingidos.

O condutor, que é motorista profissional, foi indiciado por homicídio doloso, pois assumiu o risco de causar a morte das vítimas ao realizar uma manobra perigosa em alta velocidade, sob efeito de álcool. Além disso, o exame toxicológico dele estava vencido desde 2022. O auto de prisão em flagrante foi encaminhado à Justiça Federal, considerando que o crime vitimou um servidor público federal em serviço. O acusado foi encaminhado ao Presídio Regional de Bagé (PRB).

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br