Esportes
Bagé Basquetebol Clube disputa a final estadual Sub-19
por Yuri Cougo Dias
O Bagé Basquetebol Clube (BBC) entra em quadra pelas finais do Campeonato Estadual Sub-19, neste final de semana, em Caxias do Sul. A equipe do BBC, que terminou empatada em terceiro e quarto lugar com a equipe da Sogipa, enfrentará na semifinal o Recreio da Juventude, equipe que também é forte na categoria eque participa da Liga de Desenvolvimento do Brasil e do Campeonato Brasileiro Sub-19.
Presidente do BBC, Paulo Thompson Flores destacou a preparação da equipe para a competição. "A nossa equipe sub-19 vai disputar as finais contra o Recreio da Juventude, que é uma equipe muito qualificada. Mesmo assim, estamos treinando forte para buscar o melhor resultado possível", afirmou. A outra semifinal será entre Sogipa e Corinthians de Santa Maria, o que demonstra o alto nível da competição, onde até a equipe de Santa Cruz do Sul, que disputa a Liga de Desenvolvimento do Brasil, não conseguiu chegar às finais.
A disputa pelo título acontecerá no domingo, dia 24, com a disputa do terceiro e quarto lugar pela tarde e a final do primeiro e segundo lugares logo em seguida. Para que a participação do BBC fosse possível, o clube contou com o apoio financeiro do Programa Pró-Esporte RS, mediante Germani Alimentos e Supermercados Nicolini. A diretoria do BBC, apesar de algumas decepções nas outras categorias, se mostrou satisfeita com o desempenho da equipe sub-19. "Estamos extremamente satisfeitos. Após muitos anos sem conseguir classificar para as finais, estamos na disputa do título sub-19, o que é um marco para o clube", comentou Paulo Thompson.
No entanto, o clube não deixou de registrar algumas críticas sobre as atuações nos outros campeonatos estaduais. A equipe sub-14, por exemplo, ficou de fora das finais após terminar empatada com o terceiro, quarto, quinto e sexto lugares, sendo eliminada pelos critérios de desempate. Já a categoria sub-13, que Flores afirma ter sido “vítima de um erro polêmico” em um jogo realizado em Bagé, não conseguiu se classificar para as finais. "Nós utilizamos todos os meios legais e nos manifestamos perante o Procurador Geral da Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, pois erros inadmissíveis prejudicaram nossa equipe sub-13", relatou o presidente.
Apesar dos contratempos, a participação do BBC nas finais do Campeonato Estadual Sub-19 é um grande feito para o clube, que agora busca conquistar o título em Caxias do Sul.