MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação Proclamação da República da PRF tem foco no uso do cinto de segurança

Em 16/11/2024 às 10:30h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Operação Proclamação da República da PRF tem foco no uso do cinto de segurança | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Gráficos PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforça o alerta aos motoristas sobre os riscos do uso inadequado do cinto de segurança, em antecipação à Operação Proclamação da República, que teve início à 0h da quinta-feira (14) e segue até 23h59 deste domingo (17). Durante a operação, foi intensificada fiscalização sobre o uso do equipamento, que é obrigatório para motoristas e passageiros.

Entre janeiro e setembro de 2024, a PRF registrou mais de 166,2 mil autos de infração por uso inadequado do cinto de segurança. Esse número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 150,7 mil autuações.

Apesar do aumento nas infrações, a PRF observou uma queda no número de feridos e mortos em acidentes de trânsito envolvendo pessoas que não usavam o cinto. De janeiro a setembro de 2024, foram registrados 1.530 feridos e 569 mortos. No ano passado, o número de feridos foi de 2.154 e de mortos, 736, em ocorrências em que ficou comprovada a ausência do cinto de segurança.

A PRF destaca que o cinto de segurança é um equipamento essencial para a proteção dos ocupantes do veículo. Em caso de colisão ou capotamento, o cinto impede que a pessoa seja arremessada contra as estruturas do veículo, outros ocupantes ou para fora do automóvel. Quando ajustado corretamente, o cinto também ajuda a minimizar lesões, especialmente na coluna vertebral.

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, incluindo os passageiros dos bancos traseiros. A infração de não usar o cinto é classificada como grave, conforme o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade para essa infração inclui multa de R$ 195,23, além da perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo será retido até que todos os ocupantes coloquem o cinto de segurança.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br