Segurança
Operação desarticula grupo criminoso atuante em roubos de implementos agrícolas
por Rochele Barbosa
Agentes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizações (Draco) e 2ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Sul, Delegacias de Polícia de Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, deflagragram a operação “Tombador”, com o objetivo de desarticular grupo criminoso atuante no roubo a implementos agrícolas em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Durante as investigações, que vêm ocorrendo há aproximadamente 10 meses, verificou-se a existência de associação criminosa com atuação em todo o Estado, agindo no roubo a propriedades rurais. O “modus operandi” dos criminosos é o uso de violência física e grave ameaça com emprego de armas de fogo, invadindo propriedades rurais e subjugando familias inteiras, sendo subtraídos implementos agrícolas. Estima-se que apenas no corrente ano o grupo tenha praticado ao menos quatro roubos nesta modalidade no Estado, em Aceguá, Piratini, Pedras Altas e Canguçu.
Em razão disso, a Autoridade Policial responsável pela Decrab de Bagé, Delegado Guilherme Fagundes Nunes, representou pela expedição de 10 mandados de busca e apreensão, bem como seis prisões preventivas, o que restou deferido pelo Poder Judiciário da Comarca de Piratini, com parecer favorável do Ministério Público.
Então, na manhã de hoje, aproximadamente 50 policiais deram cumprimento simultâneo às ordens judiciais em Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, resultando na apreensão de vários objetos de interesse da investigação, como telefones celulares e um tanque de combustível com capacidade de 1000 litros, utilizado pelo grupo para abastecer veículos durante a fuga. Durante as diligências realizadas, um dos alvos foi preso e outro indivíduo foi supreendido em flagrante delito por tráfico de drogas em Passo Fundo.
Informações coletadas dão conta de que o restante do grupo encontra-se foragido na Argentina.
As investigações irão prosseguir até a responsabilização de todos os criminosos que atuam em favor de tal grupo criminoso, estando a ação de hoje inserida num contexto de várias ações policiais que visam a manter a ordem e os baixos índices de crimes rurais no Estado, representando resposta Estatal às empreitadas criminosas.