Campo e Negócios
Urcamp promove curso de Inclusão Digital para agricultores
Curso oportuniza aprendizagem sobre utilização de ferramentas digitais essenciais para o dia a dia
por Redação JM
A Urcamp, em parceria com o Instituto Cooperconecta, realiza, durante esta terça-feira, 22, um curso de Inclusão Digital para agricultores. A iniciativa é do Projeto de Pesquisa de Inclusão Digital do Pampa, do curso de Sistemas de Informação da Urcamp. O evento iniciou pela manhã, no Laboratório de Informática do Ginásio Corujão, e se estende no período da tarde.
O curso permite aos agricultores da região a oportunidade de aprender a utilizar ferramentas digitais essenciais para o dia a dia. A abertura da atividade contou com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, e do pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares.
Com uma carga horária de oito horas, o curso foi dividido entre manhã e tarde, divididos em módulos teóricos e práticos conduzidos pelos professores Leandro Soares, Alex Camargo e Paula Silveira. O principal objetivo da capacitação foi ensinar aos agricultores a utilização de ferramentas digitais, como Google, Google Docs, Google Sheets e YouTube em suas rotinas pessoais e profissionais.
O primeiro módulo, ministrado por Soares, abordou a Introdução à Internet, onde os participantes aprenderam como utilizar navegadores (Google Chrome e Firefox), e realizar pesquisas no Google.
Na sequência, os alunos foram orientados sobre a criação e uso de contas Google, incluindo o envio e recebimento de e-mails através do Gmail. No módulo focado no YouTube, o professor Alex destacou como a plataforma pode ser uma ferramenta poderosa para aprendizado no agronegócio. Além disso, os participantes aprenderam a criar playlists educacionais para organizar vídeos de interesse.
À tarde, a programação prossegue com os módulos finais. Para esta atividade, a professora Paula introduzirá os alunos às ferramentas de produtividade do Google, como o Google Docs e o Google Sheets. Durante essas atividades, os participantes criarão documentos e planilhas simples, como listas de compras e tabelas de preços. Após, haverá momentos de prática livre, permitindo que os alunos consolidem o que aprenderam e tirem dúvidas.