MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Idoso que viralizou na internet por salto em piscina comemora 100 anos

Em 19/10/2024 às 20:00h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Idoso que viralizou na internet por salto em piscina comemora 100 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clébia Barreto da Rosa, Élbia Barreto Marques, Artur Dutra Barreto, Artur Pereira Barreto, Élton Pereira Barreto - Foto: Glauber Pereira/Especial JM

Artur Dutra Barreto comemorou seu centenário ao lado de familiares e amigos na Sociedade Espanhola, em Bagé, neste sábado, 19 de outubro. O evento destacou não apenas a longevidade de Barreto, mas também sua saúde vibrante.

Nascido em Caçapava do Sul, Barreto ganhou notoriedade em janeiro de 2022 ao realizar um salto de costas com pirueta na piscina do Clube Caixeral, vídeo que se tornou viral nas redes sociais.

Ele se mudou para o Distrito de Palmas, em Bagé, aos quatro anos e guarda memórias afetivas do rio Camaquã, que acompanhou sua infância. Em entrevista ao JM, relembrou que tanto seu pai quanto seu avô eram nadadores habilidosos, realizando diversos salvamentos.

Barreto compartilhou a lembrança de sua esposa, Afra, que faleceu em 2021 aos 94 anos, após 74 anos de casamento. Juntos, tiveram cinco filhos, 12 netos e 13 bisnetos. Um momento marcante da celebração foi quando seu sobrinho, Tony Pereira, apresentou uma poesia em homenagem ao centenário, gravada em madeira, que emocionou todos os presentes.

O filho, também chamado Artur, destacou a trajetória de trabalho do pai, que casou aos 23 anos e atuou inicialmente como fiscal de sarna, função importante na época devido à praga que afetava a ovinos. Após essa experiência, Barreto passou em concurso para escrivão e se aposentou com mais de 30 anos de serviço, realizando casamentos e registros civis na região.

{AD-READ-3}

Com orgulho, o filho também mencionou que o pai se dedicou à apicultura, atividade que começou aos 24 anos e que manteve até os 97. De acordo com ele, a família decidiu restringir essa prática devido à sua intensidade física.

Artur revelou que o centenário ainda tem planos de dar mais saltos na piscina, agora na casa de um sobrinho, demonstrando sua energia e vontade de viver. “Ele disse que ainda quer dar mais uns saltos. Vamos aguardar”, concluiu o filho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br