MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Temporada Hípica da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada movimenta Bagé

Além das competições, o público pôde aproveitar exposições de carros antigos, feira de artesanato, atividades infantis, praça de alimentação e shows ao vivo

Em 15/10/2024 às 11:40h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Temporada Hípica da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada movimenta Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/3ª Bgda Cavalaria Mecanizada

A 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bgda) do Exército Brasileiro realizou, no último final de semana, a 34ª edição da já tradicional Temporada Hípica, no Círculo Militar de Bagé. O evento reuniu a comunidade local e de municípios vizinhos para prestigiar as competições hípicas e outras atrações.

Além das provas hípicas, que contaram com representantes de diversos municípios gaúchos, o evento trouxe diversas atividades para o público. Segundo a assessoria de comunicação da 3ª Bgda, mais de 40 patrocinadores montaram estandes com produtos regionais. Também houve brinquedoteca, circuito de vinhos e azeites da Campanha, e o apoio da Prefeitura de Bagé.

Uma das novidades deste ano foi a parceria com a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), que trouxe vinícolas e produtores locais para expor seus produtos. O público pôde desfrutar de degustações de vinhos, azeites e queijos da região. Instituições como Urcamp, Ideau, Sesc e Sesi também marcaram presença, oferecendo serviços e atrações variadas.

Outro destaque foi o espaço pet, que ofereceu atendimento veterinário e demonstrações de adestramento dos cães de guerra do 3º Pelotão de Polícia do Exército. Lojas locais também participaram com promoções exclusivas.

A competição hípica, parte do calendário oficial do Comando Militar do Sul (CMS), reuniu cavaleiros e amazonas de cidades como Bagé, Alegrete, Uruguaiana, Santa Maria, Santana do Livramento e São Gabriel.

Além das competições, o público pôde aproveitar exposições de carros antigos, feira de artesanato, atividades infantis, praça de alimentação e shows ao vivo. As atrações musicais incluíram a Fanfarra do 3º Batalhão Logístico, Iuri Brose, Marcos Leal e Rodrigo Flores, que animaram os visitantes.

Urcamp em destaque

O curso de Medicina Veterinária da Urcamp, com apoio da Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, montou um estande para que seus acadêmicos participassem da Temporada Hípica. O evento, que começou no dia 11 e se encerrou no dia 13, foi uma oportunidade valiosa para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Paula Santos, destacou a importância dessa experiência para os alunos, que acompanharam de perto o cuidado com os animais do Exército, como cavalos e cães. "Aqui eles têm a oportunidade de ver de perto o trabalho de adestramento dos cães, que atuam no combate ao tráfico de drogas e em operações de resgate. Um exemplo é a cadela Taquari, que foi resgatada de uma enchente no norte do estado e agora ajuda nas demonstrações de adestramento", explicou Paula.

Os acadêmicos participaram ativamente do evento, acompanhando o cuidado com os animais e prestando apoio em caso de emergências veterinárias. "Os cavalos têm atendimento veterinário 24 horas e os cães ficam em um ambiente adequado, sempre com foco no bem-estar animal", destacou a coordenadora.

{AD-READ-3}

Nicanor Pereira da Silveira Júnior, aluno do quarto semestre, relatou a experiência de aprendizado: "Acompanhamos o trabalho de adestramento com o Grupo Bite e aprendemos muito sobre diferentes raças de cavalos e atendimentos realizados pelos profissionais do Exército." Manoela Moraes dos Santos, outra acadêmica, complementou: "Estávamos prontos para auxiliar em emergências e depois levávamos as discussões para os debates em grupo."

O pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, destacou a importância da participação da universidade em eventos da comunidade. "Nossa presença reforça a parceria com a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e fortalece nosso papel social. Buscamos garantir que essas oportunidades se expandam cada vez mais no futuro", concluiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br