Segurança
Brigada Militar contabiliza 69 averiguações nas eleições
por Rochele Barbosa
Durante o período eleitoral, a Brigada Militar intensificou a segurança por meio da Operação Eleições. O 6º Regimento de Polícia Montada (RPMon) mobilizou todo o seu efetivo disponível para reforçar o policiamento ostensivo nos oito municípios sob sua responsabilidade. Além disso, a Brigada prestou apoio à Justiça Eleitoral, garantindo que o pleito ocorresse de maneira tranquila e transparente.
A operação foi ampliada com o objetivo de assegurar a segurança dos eleitores e servidores, além de reprimir crimes eleitorais e garantir a tranquilidade dos cidadãos durante o exercício do voto.
O balanço final da atuação da Brigada Militar, após o término da votação, registrou 69 averiguações de ocorrências relacionadas às eleições. Destas, duas resultaram em boletins de ocorrência, sem registros de prisão em flagrante.
De acordo com o subcomandante do 6º RPMon, capitão Patrique Rolim, os atendimentos envolviam casos de boca de urna e algumas desavenças em seções eleitorais. “Atendemos 69 chamados e atuamos com mais de 15 viaturas ao longo do dia, em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Civil. No fim do dia, registramos apenas duas ocorrências na região, uma em Bagé e outra em Candiota. Foi um dia muito tranquilo, considerando o volume de ocorrências. Recebemos muitas denúncias, bem acima do normal, devido à animosidade entre os candidatos, mas o desfecho foi positivo”, destacou.
O capitão também ressaltou que as operações realizadas pela Brigada Militar inibiram problemas mais graves no dia da eleição. “Infelizmente, no início do período eleitoral, ocorreram incidentes que geraram grande repercussão negativa sobre como seria o pleito. No entanto, tivemos uma resposta muito positiva do escalão superior da Brigada, que nos enviou reforços de fora e disponibilizou os meios necessários para garantirmos uma sequência tranquila. Realizamos pelo menos três operações pontuais ao longo do processo, com apoio do Batalhão de Choque, que atuou antes e depois das eleições. Isso foi fundamental para assegurar um dia de votação sem grandes incidentes”, concluiu.