MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação cumpre 17 mandados para desarticular associação criminosa acusada de interferir no processo eleitoral em Bagé

Em 26/09/2024 às 08:52h

por Redação JM

Operação cumpre 17 mandados para desarticular associação criminosa acusada de interferir no processo eleitoral em Bagé | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal e a Polícia Civil, com o apoio do setor de Inteligência da Brigada Militar, deflagraram nesta quinta-feira (26) a Operação Impedimentum, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa acusada de interferir ilegalmente no processo eleitoral.  Foram cumpridos, na manhã de hoje, 17 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária.

As investigações começaram após uma ocorrência registrada pela Brigada Militar em 13 de setembro, quando indivíduos armados invadiram a residência de um candidato a vereador durante a madrugada. Na ocasião, o candidato e seus familiares foram agredidos e ameaçados, com indícios de que a motivação do crime fosse de natureza eleitoral. Dois dias depois, em 15 de setembro, durante um comício no bairro Cohab, um homem encapuzado efetuou disparos de arma de fogo e fugiu em seguida.

Durante as investigações, descobriu-se que uma facção criminosa, envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes, estava apoiando a campanha de uma candidata a vereadora. O apoio incluía a captação de votos, a disponibilização de imóveis para exibição de materiais de campanha, e até a oferta de segurança, entre outras formas de colaboração. Há indícios robustos de que a associação criminosa tenha participação nos dois episódios investigados.

A análise de imagens de câmeras de segurança e a abordagem ao veículo supostamente utilizado pelo grupo para transportar os suspeitos até as cidades de Rio Grande e Santa Maria levaram à identificação de duas mulheres envolvidas no esquema.

Dois dias antes do cumprimento das ordens judiciais, um dos investigados, identificado como o autor dos disparos no comício, foi encontrado morto em Itaara, na região central do Rio Grande do Sul, alvejado por vários tiros. As autoridades acreditam que o homicídio tenha sido uma queima de arquivo.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br