MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Museu Dom Diogo de Souza celebra a história e a arte de Bagé com duas exposições

Em 13/07/2024 às 10:05h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Museu Dom Diogo de Souza celebra a história e a arte de Bagé com duas exposições | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

Neste sábado, 13 de julho, o Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda, será palco de duas exposições significativas que destacam a rica história e a vibrante produção artística de Bagé. As exposições têm curadoria da Gestão de Museus da Urcamp, a cargo de Carmen Barros e Maria Luiza Pêgas.

As exposições visam celebrar Tarcísio Taborda e o Grupo de Bagé, documentar e expor suas contribuições para a história e cultura locais, e promover um senso de identidade, preservação da memória e orgulho cultural. 

Legado

A primeira exposição, "Tarcísio é Bagé", celebra o legado do pesquisador no dia em que ele completaria 96 anos. A homenagem faz parte da programação dos 213 anos de Bagé - data estabelecida pelo próprio Taborda. A abertura está marcada para às 11h, no Museu Dom Diogo de Souza.

Tarcísio Taborda foi uma figura central na preservação da história e cultura de Bagé. Ele fundou museus, publicou diversos trabalhos acadêmicos e foi reconhecido por sua contribuição à educação e cultura locais. Colegas, alunos e contemporâneos frequentemente destacam sua influência e dedicação à história regional.

A exposição contará com um vídeo sobre a vida e obra de Taborda. Através de depoimentos, citações e imagens, os visitantes poderão refletir sobre a importância da preservação da história e cultura, inspirados pelo trabalho de Taborda.

Ao longo de sua vida, Tarcísio Taborda recebeu diversas homenagens e prêmios, reconhecendo seu impacto cultural. A exposição pretende não apenas celebrar sua memória, mas também inspirar novas gerações a se interessarem pela história local.

Os "4"

Paralelamente, a Galeria do Complexo do Museu Dom Diogo de Souza, que atua como uma extensão do Museu da Gravura Brasileira (MGB), recebe obras do Grupo de Bagé do acervo do MGB - as obras em questão integraram exposições entre 2015 a 2024. 

Este grupo, formado por artistas como Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti, Carlos Scliar e Glauco Rodrigues, teve um papel importante na atualização da arte sulina entre as décadas de 40 e 50.

As obras do Grupo de Bagé representam uma contribuição significativa para a democratização da arte brasileira. A exposição, que já está em cartaz, oferece uma oportunidade para os visitantes apreciarem o legado artístico desses importantes artistas.

{AD-READ-3}

Vale destacar que a Fundação Attila Taborda possui um dos maiores acervos dos quatro artistas, com mais de 300 salvaguardadas.

Sala de cinema
Ainda dentro das agendas, que integram a programação pelos 213 anos de Bagé, na segunda-feira, 15, acontecerá a inauguração da Sala de Cinema do Cenarte, que funciona junto ao Museu da Gravura Brasileira. A atividade será inaugurada com a exibição do filme “Arte da Diplomacia”, com direção de Zeca Brito, que também será o “padrinho” da sala. O ato está marcado para as 16h no Teatrinho da Urcamp, que recebeu melhorias, como o conserto do palco e instalação de ar-condicionado. Também conta agora com telão de quatro metros, projetor profissional, mesa de som Yamaha e sistema de som JBL. Tudo isso financiado com a Lei de Incentivo aos projetos culturais - Paulo Gustavo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br