MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Congelou

"Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria."(Aristóteles)

Em 02/07/2024 às 00:20h
Giana Cunha

por Giana Cunha

A coluna de hoje não poderia abordar outro assunto, que não o frio. Tema corriqueiro nos meses de inverno e até antes, ou depois deles, e que chegou atrasado, mas com força total no fim de semana.

Li em diversos noticiosos, que a temperatura registrada em Pinheiro Machado, bem do ladinho aqui de Bagé, foi de 7,1 graus negativos, sim isso mesmo: abaixo de zero.

A gente custa a acreditar, mas não sou eu ou as notícias que fazemos essa afirmação. Foi registrada essa exata temperatura na estação meteorológica que tem por lá e um dos mais confiáveis institutos de meteorologia bateu o martelo e confirmou.

Aqui por Bagé, sentimos nos ossos a primeira geada intensa de 2024 e, antes dela, o nosso Vento Minuano, cortante. Congelamos, rengueamos, e é época mesmo.

Vi no meu termômetro de casa, 2 graus negativos, mas há quem diga que teve termômetro de rua marcando 6 graus abaixo de zero.

Nossas pastagens ficaram cobertas de branco, mas também tivemos a dignidade de dias lindos de céu azul e sol brilhante.

Quem acordou cedo, ainda madrugada, pode ver a lua, minguando soberana no céu que anunciava que o começo da semana ainda seria gelado.

{AD-READ-3}

Certa feita, Vito Ramil, compositor e músico gaúcho, escreveu sobre a estética do frio, quando morava em Copacabana e, em um junho, se sentia um estranho diante do calor carioca nas épocas do frio daqui.

Não vou me estender muito no assunto, mas encerro com um questionamento. Quando chega a estação, os olhos se voltam para as serras, tanto gaúchas, como catarinenses, para cidades que vendem o seu frio como lindo. Frio intenso, temos, por quê não fazemos isso também?

Leia também em Social
Mostra de Souvenirs Há 23 horas
Visitando Capão da Canoa Há 23 horas
#Reflexão Ontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br