MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Divulgadas imagens com projeções do futuro Centro de Parto Normal de Bagé

Em 29/06/2024 às 16:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Divulgadas imagens com projeções do futuro Centro de Parto Normal de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

O Ministério da Saúde publicou, nessa semana, destalhes do projeto do Centro de Parto Normal (CPN) de Bagé. A unidade faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo Pac - Eixo Saúde), com um investimento no valor de R$ 93 milhões. A previsão é de que sejam implementados 30 CPNs, em 19 estados brasileiros. Essas unidades têm capacidade para realizar 36 mil atendimentos por ano, proporcionando um ambiente acolhedor e assistência humanizada para mais de 2 milhões de gestantes durante o parto.

Em Bagé, o Centro de Parto Normal (CPN) será instalado no bairro Getúlio Vargas, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), que é erguido na área onde, anos atrás, funcionou a Escola Estadual Mário Quintana. A unidade de saúde será destinada ao atendimento do trabalho de parto, puerpério e cuidados com recém-nascidos de risco habitual. O objetivo é oferecer à população um ambiente seguro e acolhedor para o nascimento de seus filhos, promovendo uma assistência ao parto que respeite a fisiologia da gestação e minimize intervenções médicas desnecessárias.

O projeto do CPN foi submetido, juntamente com o de uma Policlínica, mas apenas o CPN foi contemplado com a verba do PAC Seleções, no valor de R$ 3 milhões. O Ministério da Saúde preconiza um percentual de apenas 16% a 20% de partos que devem ser feitos com cesarianas. 

Vale frisar que os centros de parto normal são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. São projetados para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal. Eles serão compostos por 5 suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilite a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado, em conformidade com a normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável. 

Os projetos arquitetônicos e de engenharia dos centros de parto normal já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde para facilitar a execução das obras e instalação dos equipamentos, colocando-os à disposição da população rapidamente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br