MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lei que reconhece Bidart como Escola Polo para estudantes surdos gera expectativa

Projeto que oficializa medida, já instituída em 2018, foi aprovado na quinta-feira, pela Câmara

Em 01/07/2024 às 09:01h
Gabriel Torma Aquere

por Gabriel Torma Aquere

Lei que reconhece Bidart como Escola Polo para estudantes surdos gera expectativa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Gabriel Torma Aquere

A Câmara de Vereadores aprovou, na quinta-feira (27), a classificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart como instituição polo para estudantes surdos. A medida, oficializada via projeto de Lei 106/2024, basicamente reconheceu um fato já consumado, até porque alunos com esse tipo de necessidade são direcionado ao Bidart há alguns anos.

Segundo o documento, os estudantes surdos já matriculados na rede municipal serão avaliados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, professoras regentes da turma e equipe gestora, e encaminhados para matrícula na Escola Polo. Os estudantes surdos cujas famílias que, por motivos diversos, não concordarem com a transferência ou matrícula, receberão Atendimento Educacional Especializado por meio de itinerância nas escolas que frequentarem. A escola também oferece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com primeira língua e Língua portuguesa como segunda. Com base nisso, a instituição poderá se tornar bilíngue.

Além de professoras regentes de turmas, a escola deve contar ainda com instrutores e intérpretes de Libras, com certificação mínima de nível médio e proficiência no uso e ensino de Libras. Segundo a professora da AEE, Taísa Soares, a instituição já atuava como Escola Polo desde 2018, onde todos os alunos da rede municipal foram encaminhados à escola, com o apoio da Secretaria de Educação que atua no transporte. Segundo ela, os alunos surdos estudam na mesma sala que os outros, com um intérprete disponível para cada aluno. Ela ainda ressalta que a escola oferece cursos de Libras gratuitos e abertos à comunidade. Hoje, há duas turmas em funcionamento, uma pela tarde e outra pela noite, tendo cada turma uma média de vinte alunos.

De acordo com a diretora do Bidart, Andreia Simões Pires, a escola tem dificuldades em continuar ofertando esse suporte aos alunos que necessitam, em razão da falta de verba específica. Agora, com o reconhecimento oficial por Lei, é esperado um repasse maior, que contribua para a melhora dos serviços disponibilizados pela instituição.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br