MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aumenta o número de beneficiários do BPC em quatro anos

Em 29/06/2024 às 15:07h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aumenta o número de beneficiários do BPC em quatro anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nos últimos quatro anos, o número de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), em Bagé, tem aumentado significativamente. Segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), o programa social, que garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, agora atende a uma parcela maior da população local, contemplando 4% dos bajeenses.

Em 2020, o número de beneficiários era de 3.845 pessoas. Em 2021, houve um aumento para 3.875 beneficiários. No ano seguinte, 2022, esse número subiu para 4.192 pessoas, enquanto em 2023 chegou a 4.472 beneficiários. Em 2024, o benefício esta sendo recebido por 4.676 pessoas em Bagé.

O BPC difere dos benefícios previdenciários por não exigir contribuições para o INSS. Contudo, não inclui o 13º salário, nem proporciona pensão por morte. Para se qualificar, a renda per capita do grupo familiar deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Além disso, tanto o beneficiário quanto sua família devem estar registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A gestão do BPC é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que coordena a implementação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização ocorre pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para obter informações sobre os critérios de elegibilidade, verificar a renda familiar, e receber orientações sobre como se cadastrar e solicitar o BPC, os interessados podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br