MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Deputados aprovam projeto para olivicultores contratarem safristas

Ibraoliva havia solicitado que beneficiários de programas do governo pudessem adotar sistema

Em 27/06/2024 às 06:45h

por Redação JM

Deputados aprovam projeto para olivicultores contratarem safristas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora vai tramitar no Senado, projeto de lei que atende a um pleito feito em 2023 ao governo federal que trata da possibilidade de beneficiários do programa Bolsa Família serem contratados na modalidade por safra. Conforme o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), havia safristas que não aceitavam formalização para não perderem o Bolsa Família.

O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, celebrou a aprovação do PL pelos deputados federais. “Nós tínhamos uma dificuldade muito grande que era a contratação. A maioria desses trabalhadores não aceitavam o registro formal porque eles já estavam recebendo o Bolsa Família, e no momento que fizessem esse contrato perderiam esse benefício”, relata. O dirigente diz ainda que em novembro de 2023 o Ibraoliva encaminhou o pedido para que esta pauta fosse revista pelo governo, em reunião com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul. O pleito contou com apoio do deputado Federal gaúcho Afonso Hamm, que levou a discussão ao Congresso Nacional.

Conforme o texto do projeto, o excesso de renda que as contratações geram aos trabalhadores era impeditivo para o recebimento do benefício federal. Assim, com a aprovação do PL, este limite passa a não existir e deixará de contar como critério para exclusão do Bolsa Família. O Rio Grande do Sul possui, hoje, mais de 300 produtores de olivas, entre pequenos, médios e grandes. Durante a safra são beneficiadas com contratações, cerca de 3 mil famílias.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br