Obituário
Morre criador de cavalos crioulos André Machado
por Rochele Barbosa
Morreu, no final de semana, na cidade de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, André Luiz Vaz Machado. Ele era criador de cavalos crioulos e sócio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Conforme nota da ABCCC, Machado era natural de Bagé e residia no estado do Rio de Janeiro, onde tinha criação de animais da raça Crioula na Cabanha Don Diló, localizada no município de Cachoeiras de Macacu. Empresário com atuação na área de oceanografia ambiental, sempre foi um grande incentivador do Cavalo Crioulo na região de expansão, fruto de suas quatro décadas de envolvimento com a raça.
Entre suas atuações junto às diretorias da Associação, foi primeiro secretário na gestão 2020-2022 (equipe do então presidente Onécio Silveira Prado Júnior), além de anteriormente ter sido diretor de núcleos da Região 8. Também foi fundador e presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Vilson Chalart de Souza, unidade de fomento do nosso cavalo no estado do Rio de Janeiro.
A Associação, em nome de toda sua diretoria e colaboradores, estende condolências aos amigos e familiares neste difícil momento de perda, e presta seu agradecimento ao trabalho e constante incentivo ao Cavalo Crioulo ligado à trajetória do criador e amigo André Machado.
O corpo de André Machado será velado e cremado, no Memorial Metropolitano de Piracicaba, São Paulo, em cerimônia de despedida reservada apenas a familiares.