MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Vereadores propõem exame de acuidade visual obrigatório nas escolas

Em 17/06/2024 às 07:30h

por Redação JM

Vereadores propõem exame de acuidade visual obrigatório nas escolas | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Os vereadores Cleber Zuliani Carvalho, do Progressistas, e José Luís Oliveira (Nego Zeca), do Republicanos, protocolaram um projeto de lei, no Legislativo, com o intuito de tornar obrigatória a realização do exame de acuidade visual para os alunos de pré-escola até o 6°ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do município.

O vereador Cleber explica que a demanda é muito alta em Bagé e que a ideia nasceu a partir de dados coletados no Mutirão de Atendimento Oftalmológico, no Hospital Universitário, que aconteceu graças à emenda conquistada junto ao deputado federal Afonso Hamm. "A ação realizada nos anos 2022 e 2023, que atendeu 530 crianças, mostrou que 334 delas foram diagnosticadas com alguma doença oftalmológica e que sendo tratadas a tempo, podem até serem curadas", comenta o progressista. A oftalmopediatra, doutora Renata Vitral, responsável pelos atendimentos no Mutirão conta que o projeto avaliou crianças de 0 a 15 anos e que as alterações oculares mais identificadas foram erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Das doenças oculares, as mais frequentes foram o estrabismo, catarata congênita, alterações na retina e ambliopia. “O astigmatismo, por exemplo, se a criança usar óculos, pode até reverter e desaparecer” conclui Renata.

O projeto de lei institui a segunda semana de outubro de cada ano para a realização do exame, isso porque na segunda quinta-feira de outubro é comemorado o Dia Mundial da Visão. O teste de acuidade visual submete o aluno à análise de um quadro com símbolos que diminuam de tamanho gradativamente, organizados em linhas e colunas, posicionado a uma distância específica, onde o aluno deverá identificar os símbolos, evidenciando, ou não, indícios de problemas na visão e a necessidade de exame ocular conduzido por profissional especializado. Para a realização, cada escola terá um profissional da área da educação ou mais de um, caso haja necessidade da escola, capacitado pela secretaria de saúde para a realização desse teste.

O objetivo é elaborar um relatório simples, que será encaminhado ao responsável pelo aluno e a secretaria de saúde para que, apontado indícios de alteração na visão, este o encaminhe para uma consulta com profissional especializado na rede pública. Sendo detectados problemas de visão e que necessite de tratamento ocular, e/ou óculos, o aluno receberá sem qualquer custo, de acordo com a disponibilidade da secretaria de saúde do município. O governo municipal poderá firmar também convênio e/ou parcerias com Universidades, Organizações não Governamentais, Entidades religiosas, Cooperativas e Associações, Médicos ou Optometristas.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br