Brasil
Governo Federal adia realização do Concurso Nacional Unificado
por Melissa Louçan
A realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi adiada pelo Governo Federal. Previstas para este domingo (5), as provas do CNU, conhecido como "Enem dos Concursos", foram postergadas sem definição de nova data. A decisão de adiamento foi motivada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, resultando em alagamentos, destruição de moradias e um trágico saldo de pelo menos 37 mortes até o momento.
Na quinta-feira (2), o Ministério da Gestão informou que a prova seguiria conforme programado para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. Contudo, internamente, o governo continuou buscando alternativas jurídicas para evitar prejuízos aos candidatos que realizariam as provas em cidades gaúchas.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, revelou que 86 mil pessoas se inscreveram para participar do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul, enquanto no país todo foram cerca de 2,5 milhões de inscritos. Bagé é uma das 10 cidades escolhidas para sediar as provas do concurso, com total de 2,6 mil inscrições.
A distribuição dos candidatos foi feita em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em conta o CEP informado durante a inscrição. Ao todo, serão disponibilizadas 75.730 salas para a realização do exame. O governo federal ressalta que 94,6% dos candidatos farão as provas em locais situados a até 100 km de distância de suas residências.
No certame, estão em disputa 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos. Os candidatos têm a possibilidade de concorrer a múltiplas oportunidades, pagando apenas uma taxa de inscrição.