MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Oficinas gratuitas antecedem programação do Festival de Cinema

Em 11/04/2024 às 11:26h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Oficinas gratuitas antecedem programação do Festival de Cinema | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

As mostras do XV Festival de Cinema da Fronteira  acontecem de 23 a 27 de abril, mas a programação do evento já está em curso com a série de oficinas gratuitas disponibilizadas para a comunidade bajeense. Ao todo, são seis oficinas com temas ligados ao fazer audiovisual. Duas delas iniciaram na segunda-feira e encerram nesta quinta-feira. A programação se estende até a data de encerramento do festival, 27.

Glauber Pereira é o responsável pela primeira oficina de Teoria e Crítica Cinematográfica do calendário, onde busca-se refletir, de forma crítica, sobre as escolhas, composições e maneiras de se realizar uma produção cinematográfica. Pereira, jornalista, coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, também contribui ativamente com o festival há várias edições, através de projetos realizado pelos acadêmicos do, que produzem o Cine Jornal, que registra o dia a dia e os bastidores do evento.

O jornalista destaca que a oficina traz um panorama da história do cinema, destacando seus principais movimentos, além de ressaltar momentos de ruptura e transformação do fazer audiovisual. Além disso, pontua formas de interpretar um filme e traz informações sobre ferramentas de análise das obras, sempre encarando o contexto sociocultural em que está inserido.

“A oficina prepara o pessoal para encarar a possibilidade de escrever a resenha, de escrever crítica, a partir de algumas linhas de pensamento, tanto do cinema quanto das pessoas que sempre fizeram parte dessa indústria. Por exemplo, se o filme tem transformação social, se o filme tem discussão antropológica, se tem discussão política, cultural e tal, porque essas informações enriquecem o texto para não ficar aquele texto de crítica voltado só ao gosto pessoal de quem escreveu”, explica o jornalista. 

Já Sávio Machado, produtor e diretor Teatral, diretor artístico da Cia de Comédias Bufões da Rainha, ministra a oficina de Atuação para Cinema, que inclui demonstração e exercício de técnicas de atuação para o audiovisual, exercícios de improvisação, expressão corporal, exercícios de preparação vocal e marcação cênica. O estudo inclui demonstração e exercício de técnicas de atuação para o audiovisual, exercícios de improvisação, expressão corporal, exercícios de preparação vocal e marcação cênica.

Machado aponta que desde sempre o teatro produz alicerce com a chamada "preparação de atores" para o cinema. “Os Bufões têm essa identificação com os conteúdos que buscam a formação humana e artística dos indivíduos. Importante relação que atrai não somente para o exercício cênico, mas a qualificação enquanto pessoas, buscando experiências  que valorize a amplidão do conhecimento”, destaca Machado. 

Para ele, a programação do festival vai muito além das mostras, através das oficinas, já que “fortalece essa busca constante de novos ativistas que consumam cultura e arte”.

As próximas oficinas disponíveis são Direção de Fotografia, ministrada por Tyrell Spencer, de 11 a 14 de abril, das 14h30min às 18h30min, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Glênio Póvoas ministra a oficina de Roteiro e Linguagem Cinematográfica, de 20 a 23 de abril, das 14h30min às 17h30min, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Oficina de Montagem será ministrada por Jeferson Vainer, de 22 a 26 de abril, das 9h30min às 12h, na Casa de Cultura Pedro Wayne. A oficina que encerra a programação é de Realização de filmes, com André Fialho, de 26 a 27 de abril, das 9h30min às 12h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.

O Festival de Cinema da Fronteira acontece de 23 a 27 de abril em Bagé (RS), Sant'Ana do Livramento (RS), e Rivera (Uruguai) com sessões gratuitas, premiações e homenagens.  Neste ano,  conta com o patrocínio master da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento tem o apoio da Claro, apoio institucional do IFSul, URCAMP, UNIPAMPA, UTEC, Destino Binacional, Jornal Minuano e FRAPA. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, a produção da Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções, e a realização do Centro Histórico Vila Santa Thereza e Associação Pró- Santa Thereza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br